Grandes do mercado fazem mentorias. Para responder essa questão, precisamos dar um passo atrás para entender desde o princípio.
Em primeiro lugar, o que você classifica como mentoria? É necessário rever este conceito, uma vez que, muitas empresas estão investindo nisso para conquistar mais o seu funcionário e aprimorar o sucesso, trazendo mais resultados para o negócio.
A mentoria tem como objetivo foco em resultados, principalmente se você trabalha com marketing digital. Nesse caso, você pode estar, de fato, precisando de um mentor, quem irá, com experiência e prática, auxiliá-lo nas questões mais importantes, fazendo com que você entenda a dinâmica, arriscando-se mais e provocando, consequentemente, maior aprendizado.
Pode-se dizer, então, que a mentoria é um tipo de conexão que o mentor terá com o mentorado a fim de lhe passar e compartilhar informações para aprimorar o conhecimento profissional que o mentorado já tem.
Mas qual a importância da mentoria para os grandes do mercado?
Aí você se pergunta por que os grandes do mercado fazem mentorias? A resposta é mais simples do que você pode imaginar.
Trata-se de uma necessidade que foi criada por uma diferença do mercado. Caso não tenha percebido, muitos jovens estão sendo contratados para cargos mais altos ou sendo efetivados dentro das empresas por conter uma mente criativa e inovadora, pronta para correr riscos.
Assim, os grandes do mercado investem em mentoria para trazer esse jovem em contato com uma pessoa experiente, que tem conhecimento sobre o mercado e já trabalhou nele, melhorando o aprendizado e fazendo com que o jovem não perca tempo realizando os mesmos erros. O objetivo então é, literalmente, o foco em resultados.
Com isso, o jovem fica mais preparado para os obstáculos. E a mentoria fornece exatamente isso: papo objetivo e sincero, onde o mentor irá conversar com o mentorado sobre as características do negócio, os erros, acertos, atitudes, estratégias e até planejamento, tendo como base a experiência de vida profissional.
É importante ressaltar que, não apenas os jovens em ascensão têm feito mentorias; grandes empresários têm tido esse cuidado também, para se sentir estimulados e provocados a crescer. Nesse caso, a mentoria muda um pouco de escopo, em enfoque mais pessoal e de altos rendimentos.
Muito cuidado
O que os grandes no mercado sabem muito bem é que dentro de um investimento em mentoria é necessário separar o relacionamento profissional e pessoal do mentor e mentorado.
Afinal, a mentoria serve para ajudar a alcançar os objetivos de forma prática e rápida, mas, a partir do momento em que o mentor começa a se preocupar com o mentorado em si e não com o negócio, a mentoria não dá mais certo – é claro que estamos nos referindo à mentoria voltada não para o crescimento pessoal, mas para uma grande corporação
Por isso, são necessárias muita sintonia e harmonia entre as partes. Os grandes no mercado reconhecem isso e acabam variando as mentorias para que os mentorados sempre tenham acesso a pessoas diferentes que irão, de alguma forma, enriquecer tanto profissionalmente quanto pessoalmente esse jovem empreendedor ou empresário que está estagnado.
Assim, o resultado é obtido porque o mentorado reconhece o que deve ser mudado. É interessante notar como isso pode funcionar em diversos setores, principalmente se a empresa está passando por um momento de completa desmotivação.
Convido você a fazer parte do meu programa de mentorias . Neste programa eu me preocupo realmente como o mentorado fará para alcançar seus objetivos e ainda melhorar o marketing digital da empresa. Então, conheça mais sobre o programa de mentoria, acessando aqui.
Abraços
Anderson Gomes