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Pesquisa de marketing: saiba como fazer e venda mais

Você já deve saber que a pesquisa de marketing é indispensável para qualquer empresa. Independentemente do tamanho, ela deseja crescer, adquirir conhecimento sobre o mercado e conquistá-lo. No entanto, as pesquisas vão muito além disso. Esse entendimento do mercado em relação ao consumidor (e também da concorrência) ajuda a tomar decisões mais assertivas em relação a ela. Sendo assim, todas as estratégias são baseadas nos resultados das pesquisas.

Logo, as pesquisas nada mais são do que ferramentas que ajudam a orientar o planejamento do marketing digital. Além disso, ajudam a elevar a autoridade da empresa frente ao seu público-alvo. Como? Por meio de conteúdos mais específicos e direcionados para o público. Sem falar que, a partir de todas as informações coletadas nas pesquisas, é possível transformar os problemas em oportunidades. Tudo isso graças às pesquisas. Dessa forma, elas são a “peça” perfeita para focar na lucratividade da empresa.

Saiba tudo sobre como fazer pesquisa de marketing para, consequentemente, vender mais e fazer com que a sua empresa não pare de crescer.

O que é esse tipo de pesquisa?

Estamos acostumados com pesquisa de mercado. Sim, existem diferenças entre a pesquisa de mercado e de marketing: a pesquisa de mercado foca em um público-alvo específico, buscando informações sobre o seu comportamento (logo, é uma pesquisa de um grupo restrito de possíveis consumidores); já a pesquisa focada em marketing, possui uma gama mais ampliada de consumidores, ou seja, eles não são específicos. Seu objetivo é saber mais sobre o processo de marketing da empresa, e não apenas em quem a empresa está focando, ou seja, em seus consumidores. Logo, esse tipo de pesquisa apresenta um objetivo mais específico.

Como fazer a pesquisa?

Existe um “passo a passo” que ajuda a realizar a pesquisa focada em marketing. Confira:

  • Antes de tudo, é preciso realizar o planejamento da pesquisa. Sendo assim, é necessário definir os objetivos e o tema. É imprescindível saber o porquê de estar realizando essas questões. Para isso, crie um cronograma para a pesquisa, contendo datas e etapas de todo o planejamento. Também estabeleça estratégias de divulgação da pesquisa. Não se esqueça de escolher a equipe que realizará a pesquisa, desde a sua produção até a sua finalização. E claro: o orçamento também precisa ser definido, o qual inclui os profissionais e as ferramentas que serão utilizadas. Além disso, podem ser oferecidos brindes aos participantes da pesquisa. Isso também precisa estar no orçamento.
  • Com cronograma, objetivos, tema, equipe, orçamento e estratégias definidos, está na hora de encontrar as pessoas ideais para ajudar a responder a pesquisa. É necessário escolhê-las baseadas no interesse e no conhecimento delas sobre o tema da pesquisa.
  • Nessa etapa, será definida a coleta de informações da pesquisa. Entrevistas presenciais? E-mail? Telefone? Questionários virtuais? A última opção é a mais simples e prática. Por meio de Survey (plataforma de criação de questionários online), é possível colocar esses questionários em prática. Logo mais, apresentaremos algumas opções dessa ferramenta. Definida a forma de realização do questionário, é necessário criá-lo. Sempre leve em conta as informações que deseja descobrir e possíveis hipóteses. Por fim, revise o questionário. Faça isso detalhadamente.
  • Divulgue a sua pesquisa. Caso ela seja aberta ao público (não necessariamente para clientes ou leads), use as redes sociais e o blog da sua empresa para divulgá-la.
  • Quando a sua pesquisa de marketing atingir o número desejado de participantes, é preciso começar a analisar as informações coletadas. Não se esqueça de encerrar a pesquisa.
  • É importante ressaltar que, antes de analisar as informações coletadas, é necessário eliminar respostas que possam comprometer os resultados, ou seja, dados inválidos. Em seguida, é recomendado organizar todos os dados. Crie uma planilha para facilitar a organização. Nela, você poderá separar os dados por abas. Fazer gráficos também ajuda a analisar os dados coletados. Eles são extremamente visuais e, por isso, facilitam a compreensão dos resultados.
  • Está na hora de criar o relatório, o qual deve conter: história, processo, resultados e conclusão final da pesquisa. Ele deve ser de fácil entendimento para os leitores.
  • Finalmente, chegou o momento de divulgar o relatório. Você pode enviá-lo para os parceiros da empresa, para a rede de contatos e para os leads. Também pode divulgá-lo em seu blog e nas redes sociais. Depois, pode realizar uma mensuração do número de visitas e visualizações desse relatório. Não se esqueça de documentar os resultados.

Melhores ferramentas para a pesquisa de marketing

Agora que você já conhece as etapas de uma pesquisa, confira três ferramentas que ajudam a criar os questionários e, consequentemente, deixam as pesquisas mais práticas e acessíveis.

  • Survey Monkey: é a maior empresa de plataformas de criação e coleta de pesquisas. Ela foi a primeira ferramenta de questionários a ser utilizada no Brasil, cuja interface é bastante divertida. Ela possibilita que você confira exemplos de questionários e dicas para montagens.
  • Typeform: essa plataforma apresenta opções para programar perguntas, e as respostas podem apresentar desenhos e curtidas, por exemplo. É fácil de ser utilizada, uma vez que a sua interface é dinâmica. Um de seus pontos positivos é que você responde o questionário todo em uma página só – basta rolar para baixo, não precisando clicar em “próxima página” ou “página seguinte”.
  • Survio: além de criar modelos de questionários, essa plataforma oferece modelos pré-elaborados, inclusive em diversos idiomas.

As três opções de plataformas apresentam versões gratuitas. No entanto, são limitadas. Mas, mesmo assim, é possível realizar questionários bastante significativos. As versões pagas oferecem serviços a mais para os clientes como, por exemplo, páginas personalizadas com logo da empresa e outros itens. Além disso, todas as opções oferecem suporte para o cliente, ou seja, ele pode contatar a central de atendimento e tirar suas dúvidas.

 

Benefícios da pesquisa de marketing

Apesar de muitos benefícios já terem sido apresentados, confira mais alguns:

  • Grande auxílio na tomada de decisões: as decisões passam a ser muito mais assertivas quando baseadas em pesquisas. Isso acontece, pois elas possibilitam uma direção mais segura.
  • Pode conquistar possíveis consumidores: caso a sua pesquisa seja divulgada em um relatório para todo o público em um site, por exemplo, é possível que algumas pessoas se interessem e queiram saber mais sobre o assunto. Aí nasce uma oportunidade. Nesse caso, a empresa pode enviar um material mais direcionado aos participantes e interessados na pesquisa.
  • Bons resultados: a partir das pesquisas, é possível identificar falhas e problemas, além de criar soluções para melhorá-los.
  • Autoridade e relevância para a empresa: lembre-se de que dados deixam conteúdos mais relevantes, ou seja, eles dão credibilidade à empresa. Por isso, as pesquisas são tão importantes.
  • Necessidades do mercado: pelas pesquisas, é possível descobrir e entender as dores do mercado.
  • As pesquisas também ajudam o seu blog a crescer, uma vez que gráficos, estatísticas, dados e informações relevantes atraem a atenção do público.

A pesquisa de marketing é essencial para uma empresa que deseja crescer. A partir dela, é possível entender melhor o mercado, solucionar possíveis falhas e determinar estratégias de vendas. O passo a passo é simples e as opções de ferramentas de pesquisas são várias.

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