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Passo a passo para obter sucesso em seu negócio digital

O mundo virtual desperta grande interesse em quem deseja empreender. Com possibilidade de alcance em larga escala e a redução de alguns custos significativos, como aluguel do espaço e menor demanda de funcionários, a rentabilidade do negócio parece segura.

Entretanto, os negócios online, assim como os demais ramos de atuação, necessitam de atenção em sua gestão. E, para isso, selecionamos alguns passos fundamentais que você precisa ter em mente para que seu negócio tenha sucesso.

Passo 1

O primeiro passo é saber para onde vai remar, ou seja, qual será o seu nicho. As possibilidades de negócio na Internet são inúmeras – desde de uma loja virtual até uma consultoria online. E, cada vez mais, startups chegam a este meio, trazendo inovação e revolucionando os conceitos de negócios e empreendedorismo na web.

E é exatamente por isso que se torna cada vez mais necessário adotar posicionamento no mercado. O posicionamento dará a você diretrizes sobre o que vai investir, o que deve pesquisar e em qual área seu negócio vai se especializar.

Outro fator importante que também conta ao empreendedor digital é a afinidade com o ramo no negócio. Ter familiaridade e conhecimento sobre o produto e/ou serviço a ser oferecido em seu negócio lhe proporcionará entusiasmo no dia a dia e tendência à inovação – isso porque você terá maior habilidade, tanto para prestar o serviço como para avaliar os pontos negativos em sua oferta.

Outra questão que deve ser estudada neste momento é a plataforma que você vai utilizar. Tente entender como será a interação do usuário com seu site para que você defina qual plataforma entregará ao seu cliente uma melhor experiência.

Aqui vale a pena fazer um mapa do site. Entender onde cada informação será alocada, quais são imprescindíveis aos clientes e como serão apresentadas.

Pode parecer besteira, mas entregar ao seu cliente um site onde  possa navegar com funcionalidade aumenta e muito as vendas.

Passo 2

Se já definiu aonde quer chegar, o segundo passo é planejar como. O planejamento é uma etapa de implementação do negócio que requer muito empenho para ser elaborada e muita disciplina para ser cumprida.

Um planejamento deve partir das possibilidades reais que você tem para implementar o negócio e chegar até o estudo de concorrentes no mercado para que você possa definir ações realistas e eficazes.

É processo que deve abranger informações sobre quem você acredita que seja seu cliente em potencial, qual seu estilo de vida, o que o motiva a comprar e qual sua localização geográfica – ou seja, a construção de uma persona.

Deve-se fazer as ponderações quanto ao estoque, à logística, formas e condições de pagamento e quais estratégias de marketing e comunicação serão utilizadas para chegar ao cliente em potencial e relacionar-se  melhor com cada um deles.

Aqui vale a ressalva de que, quando se pensa no mercado digital, tudo pode assumir proporções inimagináveis. Por isso, se você pretende desenvolver seu negócio sozinho, pense na possibilidade de uma demanda extraordinária em um dado período e analise se você conseguirá atender. Elabore um plano B para não frustrar expectativas e comprometer a imagem de seu negócio.

Outro ponto crucial aqui é a relação com legislação: se você não puder contratar um advogado especializado, pesquise informações sobre o que as implicações legais no seu ramo de negócio podem trazer.

A segurança de dados seus e dos clientes também é igualmente importante.

E seja realista: não pense em abraçar o mundo porque as previsões são otimistas. Foque bem na prestação de um serviço de qualidade, porque reclamações no mercado digital viralizam à velocidade da luz.

Passo 3

Agora é hora de colocar em prática tudo o que foi pensado, estudado e planejado, ou seja,, de implementar as ações e estratégias pensadas para que seu negócio vá ao ar. Nesta etapa, o destaque vai para o marketing digital.

O marketing digital tem tido cada vez mais importância nas estratégias de empresas dos mais variados portes. Com investimentos infinitamente menores do que em mídias convencionais, o marketing online também tem mostrado resultado em sua eficácia.

Porém, as estratégias devem ser elaboradas, bem aplicadas e, principalmente, bem monitoradas. Se bem-feitas, trazem bons resultados, mas, caso contrário, podem banir seu site, e seu serviço ou produto do rol dos queridinhos do Google.

Preste atenção às estratégias e busque atender a quem tenha interesse em seu serviço. O Google privilegia as empresas que proporcionem boas experiências ao internauta. Então, se você incomodar quem não tem interesse em seu produto/serviço, o dinheiro que você injetar será desperdiçado – afinal, você está falando com quem não deseja ouvir – e sua marca será preterida às outras, que geram experiências mais satisfatórias aos usuários.

Não desperdice, neste momento, as estratégias de business hacking, que nada mais são do que as estratégias de negócios, sejam digitais ou não, capazes de formar conexões e comunidades que vão interagir com sua marca de forma diferenciada, atraindo-as e despertando-as para o seu produto e/ou serviço, o que gera resultados exponenciais.

Essas conexões são importantes também para atrair o tráfego orgânico em seus canais de marketing.

Passo 4

Quando você estiver rumo ao seu objetivo, o que vai te ajudar a não perder o controle do trajeto é o monitoramento do seu negócio digital.

O controle financeiro é imprescindível: ele requer uma certa disciplina, porque necessita que o gestor mantenha suas planilhas atualizadas, a fim de que o balancete seja fidedigno à realidade financeira da empresa.

Os relatórios de venda também são significativos para administração do negócio.  Junto ao controle de estoque e com base em suas possibilidades financeiras, os relatórios de venda  darão uma possibilidade de planejamento de investimento e a capacidade de identificar se há movimento sazonal em seu mercado.

A lista de e-mails e telefones de seus fornecedores é muito importante neste momento, pois pode haver a necessidade de negociação de prazos. Nesse estágio, você pode dar um upgrade em seu estoque e garantir algumas vantagens que vão ampliar sua margem de lucro.

O terceiro ponto crucial para você não perder a direção do negócio são os relatórios oriundos dos aplicativos digitais. O Google Analytics, por exemplo, fornece um mapa de navegação do usuário no seu site.

Através de seus relatórios, você consegue identificar, além das informações demográficas dos seus clientes, quais páginas visitou, tempo médio em cada e através de quais canais veio a conhecer seu negócio. Analytics identifica também o percentual de rejeições ao site.

Isso possibilitará que você ajuste seu planejamento, identifique o que está dando certo e busque outras alternativas para o que não funcionou.

Seguindo estes passos, você conseguirá ter uma visão geral clara de sua empresa e obter sucesso em seu negócio. Afinal, identificando os erros e fazendo ajustes de rota o resultado tende ao crescimento.

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