O que faz um expert em vendas online? Os e-commerces brasileiros têm faturado cada vez mais e isso tem despertado o interesse de muitos empreendedores. Dados do E- bit mostraram o mercado virtual movimentou R$ 35,8 bilhões em 2014, tornando o Brasil o décimo no segmento. Com o aumento das vendas e do público, há uma demanda por profissionais que atuam no setor. Um deles é o expert em vendas online, profissional que possui os conhecimentos necessários para trazer bons resultados ao negócio.
O papel do expert em vendas
Também conhecido como consultor de vendas online, este profissional atua de maneira estratégica, auxiliando as empresas e empreendedores a estipularem as ações e medidas mercadológicas para o meio digital. Em algumas situações, a estratégia pode aliar ferramentas offline para garantir uma maior exposição da marca. É o expert em vendas online quem irá determinar os meios e as diretrizes para a prospecção de clientes se valendo de uma estratégia de marketing digital sólida, com o objetivo de alcançar resultados reais.
É função do expert em vendas online analisar o propósito e as necessidades da empresa e traçar o planejamento nas diferentes áreas do marketing digital. No planejamento, é necessário definir os objetivos da presença da marca na internet, as necessidades do negócio e seu enquadramento no mercado, além de identificar o público-alvo, os concorrentes e a presença online. Ele auxilia a definir as ferramentas, métricas, ações nas redes sociais e a indicação para profissionais que irão gerar conteúdo para atrair clientes.
Suporte constante
Um expert em vendas online oferece o suporte às organizações e aos empreendedores no sentido de ajuda-los a compreender e estabelecer as alternativas mais adequadas no mercado da comunicação e publicidade online, além das implicações de sua adoção. Ele irá indicar as opções mais interessantes, informando sobre seus custos e possíveis resultados, de forma a garantir as decisões mais proveitosas aos gestores do empreendimento.
É o profissional de vendas online quem irá apontar as ferramentas mais adequadas do mercado. Contudo, nem sempre é ele quem irá “meter a mão na massa”, uma vez que nem tudo é ele quem faz sozinho. Por exemplo, se a estratégia demandar a criação de conteúdo relevante para um blog, site ou nas redes sociais, dificilmente será ele quem irá criar este conteúdo, pois se trata de uma função operacional. Geralmente, ele irá indicar a pessoa certa para isso, acompanhar seu trabalho e mensurar os resultados. O mesmo acontece com os anúncios nos buscadores e outras abordagens.
Antes de contratar
Antes de contratar o expert, é importante avaliar seus trabalhos anteriores. Identificar qual sua metodologia, se ele oferece suporte e quais recursos ele trará para o negócio. Além disso, ele irá levantar quais as ferramentas mais adequadas ao negócio, seu direcionamento e controle. São ferramentas que irão funcionar dentro do site, blog, redes sociais e outras plataformas que serão utilizadas a favor da estrutura comercial do cliente e nas ações de prospecção, visando a redução dos custos de comunicação.
A estratégia também deve estar focada no ganho de tempo, tanto para a equipe quanto para o seu cliente. Após as ações de divulgação, seu público-alvo visitará sua empresa sem que tenha de se deslocar ou desprender muito tempo para o primeiro contato. A partir daí, pode ser adotada toda uma estratégia para convencer o cliente de que o seu produto é o mais adequado para a necessidade dele. Existem diferentes formas de abordagem e mídias para esse fim. O ideal é que tudo seja planejado e explicado para que a estratégia funcione.
Você já conhecia as atribuições do expert em vendas online? Deixe o seu comentário!
Aproveite e se inscreva em meu canal e acompanha todos os vídeos sobre marketing e vendas, com certeza poderei responder suas dúvidas lá.