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Não cometa estes 6 erros no marketing de conteúdo

Trabalhar com negócios digitais está se tornando algo cada vez mais relevante. Empreendedores e empresários estão apostando suas fichas em sites de venda virtual, os e-commerces. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa de crescimento dos faturamentos nesse ramo de negócios era de mais de 10% em 2017. Essa informação é muito importante e mostra um caminho que vem sendo seguido por quem está começando agora e também por quem já tem experiência no mercado.

Justamente pela inexperiência, muitas pessoas acabam por adotar estratégias erradas. Elas até sabem a importância do uso, por exemplo, do marketing de conteúdo para obter sucesso com um e-commerce. Mas, sem conhecer como funciona direto, além de não buscar orientação, diversos erros são cometidos.

Neste artigo, vamos explicar o porquê de ser tão essencial fazer esse tipo de marketing da forma certa, quais os principais equívocos e o que fazer para não cometê-los.

O que é marketing de conteúdo?

Pode ser definido como a adoção de estratégias de marketing com foco em desenvolver, publicar, distribuir e divulgar conteúdos que agreguem valor e tenham relevância para atrair o usuário, convertê-lo em cliente, de forma que isso tudo leve ao consumo dos produtos ofertados pela empresa.

Existem alguns passos que precisam ser seguidos para que essas estratégias funcionem: descobrir qual o perfil do público-alvo, entender o que ele considera relevante, planejar os conteúdos de forma atraente ao público, ser frequente, publicar conteúdos que ajudem o potencial cliente em cada um dos estágios da jornada de compra e fazer com que o conteúdo produzido chegue a toda pessoa no momento certo.

Pode parecer difícil por serem muitas tarefas, mas na prática, entendendo bem cada conceito, aos poucos vai se tornando mais simples. Em 2015, um dado divulgado pela startup Rock Content conta que mais de 70% das empresas brasileiras já faziam uso dessa estratégia.

Principais erros para não repetir no seu negócio

  • Pouca relevância nos conteúdos: visando impressionar o público-alvo, muitas empresas acabam por “enfeitar” seu conteúdo, trazendo vídeos, publicações e textos que, apesar de bonitos esteticamente, nada de relevante acrescentam às necessidades do cliente. Esse erro é um dos que mais afetam a relação do potencial consumidor com o e-commerce e o afastam do destino final: a compra.
  • Não manter uma frequência nas publicações: quem decide apostar na produção de conteúdos como forma de atrair clientes deve estar preparado para manter regularidade. Não adianta nada publicar muito conteúdo em uma semana e depois passar outras duas sem nada de novo. Ser frequente ajuda a construir relevância e importância.
  • Não entender a dinâmica de cada canal: diversos meios podem ser utilizados para oferecer conteúdo relevante a seu público, sendo a criação de um site e a utilização das redes sociais as mais conhecidas. Um erro grave é achar que o modo de operação no Facebook, por exemplo, é a mesma do Twitter ou do Youtube. Cada rede social é diferente e funciona em um ritmo também diferente.
  • Não saber para quem você está produzindo: quando retomamos o conceito de marketing de conteúdo, um dos primeiros passos é conhecer o público-alvo. Isso é essencial para que você saiba como e o que produzir. Iniciar uma estratégia sem conhecer a persona que você direcionará seu conteúdo não trará nenhum resultado favorável, pelo contrário, será um grande desperdício de tempo e dinheiro.
  • Acreditar que os resultados virão da noite para o dia: a pressa em ver os resultados acontecerem causa frustração e desânimo com o negócio. Nessa estratégia de oferecer conteúdo para atrair o público, os resultados costumam chegar em médio e longo prazo. É preciso paciência para que as coisas comecem a funcionar em um bom ritmo.
  • Não buscar ajuda especializada: ninguém é obrigado a saber tudo. Por isso, contar com ajuda de profissionais que já trabalhem com essas estratégias de marketing digital e de conteúdo é essencial. Rejeitar ajuda ou achar que por usar a internet você já sabe de tudo é uma atitude incorreta e prejudicial ao andamento do negócio.

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