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Muito além do SEO: como gerar conteúdo para pessoas e não para buscadores

Search Engine Optimization (ou SEO) nada mais é do que a otimização de uma página ou de um site para que seja melhor compreendido pelas ferramentas de busca na internet. Conhecer algumas técnicas de SEO permite que seu site tenha um melhor posicionamento em uma página de buscas e, consequentemente, uma maior probabilidade de atingir seu público.

O SEO surgiu com o aprimoramento dos sites de busca. Antes, as páginas de resultados disponibilizavam os links considerando o critério “ordem alfabética”; hoje, esses resultados são apresentados de acordo com a relevância do conteúdo. Essa relevância é definida por algoritmos criados pelos próprios sites de busca e os cálculos que servem para definir o quanto uma página é ou não importante são guardados a sete chaves.

Os fatores mecânicos que influenciam o posicionamento de uma página são, portanto, secretos. Por isso, focar em um conteúdo original, envolvente e que seja capaz de apresentar soluções para o seu público é hoje, sem dúvidas, uma das melhores táticas para quem quer ter sua mensagem transmitida na internet e um bom posicionamento nas páginas de buscas.

Para quem quer produzir um conteúdo relevante, separamos algumas dicas que podem ajudar. E você não precisa ser nenhum “mago das palavras” para isso!

Seja original

Para atrair tráfego para o seu site, é necessário, antes de mais nada, ser original. Em outras palavras, ficar replicando conteúdo de outros sites, mesmo que sejam considerados referência, não irá ajudar você a ter um bom posicionamento na páginas de buscas e não ajudará a construir sua autoridade para conquistar seu público.

Para produzir conteúdo original, busque boas referências, anote os argumentos mais utilizados para o assunto sobre o qual você pretende escrever e faça uma pesquisa sobre “o que as pessoas querem saber sobre o tema”. Com base nesses argumentos, você já tem muitos ingredientes para estruturar e escrever um texto bastante original. Organize então a introdução, o desenvolvimento e a conclusão e mãos a obra! 

Conte uma boa história

Na internet você encontra uma infinidade de informações sobre um mesmo tema. Para se destacar, contar a sua versão e construir autoridade, é necessário envolver o leitor de forma direta e magnética. Para isso, você precisa contar uma boa história.

Independentemente do tema que você queira tratar, procure criar empatia com a sua audiência, seja demonstrando que você conhece a problemática daquela situação, seja contextualizando uma determinada situação da qual o seu público faz parte. Evite apresentar logo na introdução qualquer tipo de solução ou opinião. Problematize, demonstrando que você sabe exatamente o que aquele leitor está buscando.

Ao apresentar seu texto, crie um fluxo sequencial para que a pessoa consiga ir acompanhando e se sinta estimulada a continuar lendo.

Por fim, ofereça uma solução. Demonstre que você é capaz de ajudar seu leitor. 

Seja direto 

Você não precisa encher seu texto com palavras e conectivos desnecessários. Procure sempre ser o mais claro possível, caso contrário, pode ser que o leitor se desinteresse pelo seu texto facilmente. Procure ser mais leve e divertido, evite palavras de difícil compreensão. Não busque forçar por meio de palavras difíceis o seu conhecimento. A clareza e o direcionamento do texto são certamente técnicas muito mais potentes para conquistar seu leitor.

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