Whatsapp: 48 99849-0094

Metas: Construa 3 cenários para saber exatamente aonde seu negócio pode chegar

exatamente aonde seu negócio pode chegar

A construção de metas ajuda uma organização a traçar um curso para a realização dos seus objetivos. O processo começa com a revisão das atuais ações da organização e identifica o que precisa ser melhorado operacionalmente no próximo ano. Isso ajuda significativamente no Business Hacking de qualquer negócio.

A partir daí, o planejamento envolve prever os resultados que a organização deseja alcançar e determinar os passos necessários para chegar ao destino pretendido – o sucesso, medido em termos financeiros ou metas, para melhorar a satisfação do cliente.

Há 3 cenários importantíssimos para se saber exatamente aonde seu negócio pode chegar:

Cenário Base Zero

Neste tipo de cenário, todo o orçamento da empresa é zerado para que seja feita uma nova análise de prioridades e objetivos do negócio. É a partir disso que você saberá quais despesas são desnecessárias, onde deverá investir mais e assim por diante.

A grande vantagem de construir este cenário é analisar criticamente todos os gastos e o orçamento da empresa, melhorando assim a produtividade e a objetividade de todos os envolvidos.

Para criar o cenário, basta copiar todos os itens do orçamento, como plano de contas, produtos, e realizar uma simulação para zerar, a fim de que você inicie todo o planejamento novamente e compare os dados de cada projeção.

Cenário Cópia

Você já ouviu falar do Cenário Cópia? O segundo cenário que trazemos para você é a análise de uma visão otimista e outra pessimista.

Como a empresa está se saindo no mercado? A sua evolução ocorreu? Qual é o pior cenário para o fluxo de caixa? Esta simulação ajuda você a rever a base orçamentária e traçar metas precisas sobre o que deve ser mudado no presente, a fim de não trazer nenhum tipo de consequência indesejável para o negócio.

Para montar a estrutura do cenário, faça uma cópia de todo o orçamento e compare entre períodos. Dessa forma, você terá em mãos dados que poderão ser interpretados eficientemente pelo gestor.

Cenário Ajustado

Também conhecido como Forecast, o objetivo deste cenário é considerar as tendências que ocorreram tanto no passado, quanto podem vir a se passar no futuro. Para isso, você precisará fazer certas estimativas para uma análise preditiva.

Neste tipo de cenário, você poderá planejar suas metas com base nas tendências futuras, podendo ter mais sucesso.

Para realizar o cenário ajustado, o seu orçamento deve estar muito organizado para comparar períodos, verificar se os objetivos foram cumpridos e o motivo eventual por não terem sido.

A partir do momento em que  analisa, consegue as respostas e evita repetir erros.

Benefícios dos cenários para Business Hacking

Conheça a seguir os principais benefícios de se montar cenários na sua empresa:

Uso eficiente dos recursos

Todas as organizações, grandes e pequenas têm recursos limitados. O processo de planejamento de cenário fornece a informação para a gestão tomar decisões eficazes sobre como alocar os recursos, de forma que permita à organização alcançar  seus objetivos.

Assim, a produtividade é maximizada e os recursos não são desperdiçados em projetos com pouca chance de sucesso.

Estabelecimento de Metas precisas

Traçar objetivos que desafiem todos na organização para lutar por um melhor desempenho é um dos aspectos-chave do processo de construção de um cenário. Metas devem ser agressivas, mas realistas.

As organizações não podem permitir que se tornem demasiadamente satisfeitas com a forma como estão agindo, porque podem ficar propensas a perder terreno para a concorrência, devido à organização – um grande pecado no empreendedorismo.

O processo de definição de metas pode ser uma chamada para os gestores que se tornaram complacentes e não estão focados no Business Hacking.

Outro benefício da fixação de metas vem quando previsões de resultados são comparadas com resultados reais. Organizações analisam as variações significativas de previsão e tomam medidas para remediar situações em que as receitas foram inferiores ou quando há maiores despesas.

Gerenciamento de risco e incerteza

O gerenciamento de risco é essencial para o sucesso de uma organização e para a aceleração de negócios. Até mesmo as maiores corporações não podem controlar o ambiente econômico e competitivo em torno delas.

Eventos imprevistos devem ser tratados com rapidez, antes de ocorrer consequências financeiras negativas. A montagem de metas incentiva o desenvolvimento de cenários, nos quais os gestores tentam vislumbrar possíveis fatores de risco e desenvolver planos de contingência para lidar com eles.

O ritmo da mudança nos negócios é rápido, e as organizações devem ser capazes de  ajustar rapidamente suas estratégias para essas novas condições.

Consolidação de equipe

Os cenários promovem formação de equipe e espírito de cooperação. Quando o plano estiver concluído e comunicado aos membros da organização, todo mundo saberá quais serão suas responsabilidades, e como outras áreas da organização precisarão de  ajuda e experiência, a fim de completar as tarefas atribuídas.

Eles verão como seu trabalho contribui para o sucesso da organização como um todo e poderão se orgulhar de suas contribuições. O potencial conflito pode ser reduzido quando a alta gerência solicitar a entrada de gerentes de departamento ou divisão durante o processo de definição de objetivos.

Criam-se vantagens competitivas

Planejamento ajuda as organizações a obter uma visão realista dos seus pontos fortes e fracos em relação aos principais concorrentes  e promover o Business Hacking. A equipe de gestão vê áreas nas quais os concorrentes podem ser vulneráveis ​​e, em seguida, criam estratégias de marketing para aproveitar esses pontos fracos.

Ações dos concorrentes também podem ajudar as organizações a identificar oportunidades que podem ter negligenciado, como os mercados ou oportunidades internacionais, produtos completamente diferentes e novos grupos de clientes.

Resumindo: quando se moldam os três cenários e um bom planejamento de metas, você conquista:

  • Aumento de eficiência da organização;
  • Redução dos riscos;
  • Facilitação da coordenação adequada dentro da organização;
  • Auxílio na organização de todos os recursos disponíveis;
  • Direção certa para a organização;
  • Manuteção de um bom controle;
  • Ajuda para atingir os objetivos da organização;
  • Motivação do pessoal da organização;
  • Incentivo à criatividade e inovação dos gestores;
  • Ajuda na tomada de decisões.

Percebe-se então o quanto a criação dos três cenários pode impactar diretamente no planejamento da empresa e do seu negócio. É importante ressaltar que os três cenários são ferramentas para você se preparar para o amanhã e ainda traçar objetivos e metas mais precisas e realistas, capazes de ser realmente atingidas, graças às estratégias de Business Hacking.

Alguma dúvida sobre as metas e a aceleração de resultados? Comente abaixo!

Deixe um Comentário