A principal missão do IMPRINTING DIGITAL ou MétodoID é transformar seu negócio digital para que ele tenha crescimento sustentável e escalável. Empresas em crescimento constante estão sempre sedentas por grandes talentos, recursos e, com todas as novas propostas do marketing digital, estão apenas começando a desenvolver o “escudo protetor” que lhes permitiria ultrapassar a concorrência rapidamente.
Por tal razão, o profissional de Imprinting Digital deve possuir talento e amor pela área, para encontrar constantemente formas não convencionais e criativas de fazer as coisas acontecerem.
O MétodoID constrói e otimiza o posicionamento de um negócio, consolidando a marca. Com Imprinting Digital você consegue avançar em termos de resultados, por se tornar mais produtivo e eficiente do que nunca. Assim, tendo seu tempo de volta para gastar fazendo o que você ama – e, de quebra, você ainda tem a possibilidade de entrar para o seleto grupo dos empreendedores bem-sucedidos.
Importância da inovação para o Imprinting Digital
A exploração bem-sucedida de novas ideias é fundamental para uma empresa ser capaz de melhorar seus processos, trazer novos e melhores produtos e serviços para o mercado, aumentar a sua eficiência e, mais importante, melhorar a sua rentabilidade.
É importante ser claro sobre a diferença entre invenção e inovação. Invenção é uma ideia nova. Já a inovação é a aplicação comercial e bem-sucedida da ideia. Fundamentalmente, inovação significa introduzir algo em seu negócio. Isso pode ser:
- Melhoria ou substituição de processos de negócios para aumentar a eficiência e produtividade, ou para permitir que a empresa estenda o alcance ou a qualidade dos produtos e/ou serviços existentes;
- Desenvolver produtos e serviços novos e melhores, muitas vezes para atender a clientes ou consumidores especificamente segundo suas demandas ou necessidades. Isso ajuda a agregar valor à marca, que passará a ser vista como capaz de fazer ofertas de alto padrão;
- Agregar valor também aos produtos, serviços ou mercados existentes para diferenciar seu negócio do de seus concorrentes e aumentar o valor percebido para os clientes e mercados.
Inovação pode significar um avanço único – por exemplo, um novo produto ou serviço. No entanto, também pode ser uma série de pequenas alterações que visem incrementar a produção.
Seja qual for a forma que assuma, a inovação é um processo criativo. As ideias podem vir de:
- Dentro da empresa. Por exemplo, dos empregados e gerentes;
- Fora da empresa, como de fornecedores, clientes, imprensa, pesquisas de mercado publicadas por outra organização ou universidades e outras fontes de novas tecnologias.
O sucesso vem da filtragem dessas ideias, identificando aquelas para as quais o negócio vai conseguir voltar seu foco e aplicar os recursos para ser melhor explorados.
Investindo em Imprinting Digital, consequentemente, você conseguirá:
- Melhorar a produtividade;
- Reduzir custos;
- Ser mais competitivo;
- Construir o valor da sua marca;
- Estabelecer novas parcerias e relacionamentos;
- Aumentar o volume de negócios e melhorar a rentabilidade;
- Relacionamento com o cliente muito mais duradouro, porque você criará uma relação de confiança, de parceria.
As empresas que ainda não utilizam o método correm o risco de:
- Perder participação de mercado para concorrentes;
- Queda da produtividade e eficiência;
- Perder pessoal-chave;
- Reduzir progressivamente as margens e lucro;
- Chegar a falir.
Medidas para promover a inovação com o MétodoID
- Certifique-se dos processos para discutir ideias. Por exemplo, você poderia configurar caixas de sugestões em torno do local de trabalho ou realizar oficinas regulares ou ocasionais para trocar ideias e, consequentemente, feedbacks;
- Criar um ambiente favorável em que as pessoas se sintam livres para expressar suas ideias sem o risco de críticas ou ridicularização;
- Incentivar a tomada de riscos e experimentação, não penalizando as pessoas que tentam novas ideias, só porque possam falhar;
- Promover abertura entre os indivíduos e equipes. Boas ideias e conhecimentos em uma parte do seu negócio devem ser compartilhados. Trabalho em equipe e relatórios podem ajudar seu time a compartilhar informações e, assim, estimular a inovação;
- Recompensar tal inovação e comemorar o sucesso. Incentivos adequados podem desempenhar um papel significativo no sentido de estimular o pessoal a pensar criativamente;
- Procure imaginação e criatividade quando recrutar novos funcionários. Lembre-se de que os pensadores inovadores nem sempre são aqueles com a mais impressionante lista de qualificações.
Engajamento e Imprinting Digital
A sua empresa pode aumentar o engajamento social com esta estratégia muito simples de 3 etapas:
1. Ouça
Os criadores de conteúdo e os empresários devem ter tempo para ouvir e examinar as ações de seu público-alvo, acompanhando os seus comentários online, revisões, atividade de mídia social, e-mail, assinaturas etc. Você quer saber tanto quanto possível sobre sua atividade na web e deve criar conteúdo e anúncios de campanhas segmentadas;
2. Teste
Tente diferentes tipos de conteúdo e rastreie suas respostas. Experimente com diferentes formatos, como vídeos, fotos, posts e pesquisas para ver o que chama a atenção de seu público;
3. Meça
Verifique sua mídia social e análise de conteúdo para ver o que está dando os melhores resultados. Acompanhe os seus gostos, ações, retweets e taxas de conversão. Métrica é crucial para o sucesso, porque você pode determinar o que está funcionando e o que não está.
Identificar o seu público-alvo e monitorar o engajamento online aumentará a chance de converter seguidores de mídia social em clientes e, logo, defensores da marca! Lembre-se de ouvir, testar e medir o desempenho do seu conteúdo várias vezes para criar um poderoso sistema de conteúdo que vai fazer o seu negócio crescer mais a cada dia.
Você provavelmente já ouviu falar sobre o desenvolvimento de manter uma voz para a sua marca. Essa é o que você vai usar em seu conteúdo e comunicações de mídia social, como as redes sociais. Esses canais são importantíssimos para os seus leitores. Construa uma persona e seja engajado! Apele para muitos, mas fale com um – a sua buyer persona.
Aliás, nunca subestime o poder de emoções. Se alguém pode fazer você sorrir ou derramar uma lágrima, você sabe que há um forte vínculo emocional lá. Essas emoções são grandes e boas para se “investir”, porque, como seres humanos, gostamos de nos relacionar.
Logo, ao construir um conteúdo, um site, totalmente otimizado e ainda usando o Imprinting Digital ou MétodoID como ponto de partida para inovar e construir laços com o público-alvo, você se sairá muito bem em seu negócio!