A importância de uma estratégia de marketing de atração com foco em conversão nos negócios

Com o crescimento da internet, que vem tomando o espaço das mídias tradicionais, novos hábitos surgiram no meio social. No mundo atual, cada vez mais conectado às novas plataformas de mídia (smartphones, tablets, notebooks etc.), o rádio, os jornais e a televisão não possuem mais a mesma força de antigamente, causando uma transformação na sociedade e, consequentemente, no mercado. Com isso, o marketing digital enfraquece.

O começo do inbound marketing: marketing de atração

O consumidor multiconectado atual, totalmente influenciado pelo mundo digital 2.0, não tem, portanto, as mesmas características de anos atrás, quando os meios de comunicação tradicionais funcionavam praticamente como o único canal eficaz de divulgação. E, se os consumidores mudaram, não faria sentido manter os mesmos conceitos mercadológicos.

marketing de atraçãoNovas estratégias para um novo público

Foi preciso, então, criar estratégias inéditas para conquistar esse novo público que estava surgindo e descobrir um meio de chamar sua atenção. Em suma: o marketing digital não bastava mais.

A partir daí nasceu o Inbound Marketing, conceito criado com a necessidade de ganhar o interesse do cliente, sem que para isso seja preciso usar métodos mais “agressivos” ou fazer grandes investimentos em ações tradicionais.

O Inbound Marketing utiliza táticas online e visa o compartilhamento e a criação de conteúdo direcionado a um público-alvo, atraindo, naturalmente, clientes em potencial.  Em suma, trata-se de uma forma de atrair os consumidores certos para um determinado negócio. Ou seja, as pessoas recebem somente as informações realmente úteis a elas e que tenham a ver com que estão querendo comprar, elevando, assim, a taxa de conversão e os lucros da empresa. O marketing digital, com isso, é aprimorado porque, ao mesmo tempo em que tem o foco em resultados, se preocupa em conquistar os clientes.

Como aumentar a conversão de leads

Primeiramente é preciso aumentar o tráfego das páginas da empresa por meio de campanhas em blogs, mídias sociais, uso de palavras chave (sites de pesquisa), anúncios em sites segmentados etc. Depois é necessário manter contato com os futuros clientes e transformá-los em lead (contatos): fazer com que deixem seus dados ao acessar o site para manter a comunicação, fazer uso de call-to-action (chamada para ação) e de recompensas digitais, como e-books grátis, que motivem o visitante a deixar seu e-mail, para que você possa começar a se relacionar com esses contatos.

E o engajamento do marketing digital?

Já o engajamento é feito através de um relacionamento entre os clientes e a empresa, que passa a fornecer conteúdo interessante para o público e uma série de e-mails estratégicos, capazes de gerar engajamento e vendas. Assim, posteriormente, fica fácil conquistar o cliente.

Porém, para transformar os consumidores em fãs da marca é preciso manter o fluxo de relacionamento, por e-mail e pelas redes sociais, além, é claro, de sempre dar suporte e criar novas ofertas, buscando sempre oferecer mais do que o esperado.

Assim, a empresa tem foco em resultados e garante melhor fidelização ao consumidor, por meio desse marketing de atração.

Se você quer saber mais sobre essa nova modalidade de marketing, e mudar a cara de seu empreendimento? Então, convidamos você à mentoria de Anderson Gomes. Acesse!

Deixe um Comentário

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *