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Importância da lista de e-mail em uma estratégia digital de sucesso

Importância da lista de e-mail

Ter uma lista de e-mail é de extrema importância na estratégia digital em uma empresa de qualquer porte.  Essa estratégia, em conjunto com as outras dinâmicas do marketing digital, faz com que haja uma aceleração dos resultados dos negócios.

A lista de e-mail é uma das possibilidades dentro do conceito de business hacking, que pode ser definido como hackear o modelo de negócios, ou seja, criar conexões, ou grupos e comunidades para uma interação mais humana com os clientes de um negócio e, com isso, gerar um impacto positivo no empreendimento.

De acordo com um estudo realizado pela BtopB Magazine, 59% dos especialistas e profissionais de marketing afirmam que os e-mails são a melhor forma de render lucros no mercado B2B, por exemplo. E no mercado B2C é o mecanismo mais usado para a comunicação de uma marca.

Dicas para um bom resultado com e-mail marketing

A maioria dos empreendimentos acaba gastando mais tempo com o e-mail marketing do que com outros canais digitais, mas, para um bom resultado, é preciso ter contatos de boa qualidade e seguir algumas dicas. Confira:

Crie e não compre sua lista de e-mail

Para que uma lista de e-mail marketing gere bons resultados, importa mais a qualidade do que a quantidade de contatos. Para isso, o ideal é que seu empreendimento crie uma lista, e não compre uma pronta.

Você, empreendedor, pode até pensar que é mais vantajoso comprar uma lista com milhares de contatos, mas seu dinheiro será mais bem investido na construção de uma lista de e-mail.

Nas listas prontas, nem sempre a maioria dos contatos é referente a seu público-alvo, o que pode fazer com que essas pessoas desistam de receber o seu conteúdo ou que o seu e-mail acabe indo para o spam por conta da rejeição por parte do contato. Isso é ruim para a reputação da marca.

Para que isso não aconteça, o melhor é incentivar o seu público ou cliente para fazer parte do seu e-mail marketing. O empreendedor precisa mostrar que o relacionamento será melhor e mais vantajoso por meio desse contato. Isso permite que seu público assine a lista e que venha dele o interesse por receber e-mails do seu negócio.

Isso também não impede que o seu empreendimento conte com o auxílio de uma assessoria de comunicação para construir essa lista, fazer a prospecção de contatos e pensar e produzir o conteúdo. Essa ação, se voltada para estratégias de business hacking vai contribuir para a aceleração do seu negócio.

Atenção ao conteúdo enviado

Para atrair mais contatos para sua lista de e-mail marketing, é preciso oferecer um bom conteúdo. Algo relevante e que guarde um diferencial para o seu público ou clientes.

Se você vende algum produto, não é legal que em todos os e-mails você apenas insista para que o contato compre algo. Conteúdos parecidos em todos os e-mails vão diminuir o interesse pela lista, e há um risco de que você caia no spam dos contatos, ou certamente tenha a sua taxa de abertura reduzida.

Faça um conteúdo com informações de qualidade, dicas e diferenciais para quem lê o seu e-mail marketing, isso vai definir o interesse do cliente em continuar a receber seus e-mails.

Além de informações relevantes, faça um conteúdo atraente. Utilize banners, infográficos e vídeos. Se seu empreendimento tem um blog ou site, avise a seus contatos quando um novo texto for publicado. Aproveite também para fazer conteúdos exclusivos a quem assinar a lista de e-mail, de acordo com o perfil dos seus clientes.

Ao usar imagens, certifique-se de que não sejam muito pesadas; afinal, o arquivo pode demorar a abrir e a pessoa, desinteressar-se. Importante: a maioria dos provedores de e-mail não exibe imagens automaticamente, ou seja, precisa da autorização do usuário para que isso ocorra. Desse modo, seu conteúdo ficará bloqueado. Então, caso decida pelo uso de imagens, crie e-mails em HTML.

Boa comunicação e layout

Assim como o conteúdo do e-mail é importante, é preciso criar com esse canal uma boa comunicação com seus contatos. Faça mensagens personalizadas para que o cliente se sinta mais próximo e especial para a empresa. Uma mesma mensagem não funciona para diferentes perfis.

Estimule o call-to-action dos contatos da sua lista de e-mail marketing, direcione o seu cliente para o você quer que ele faça. Leve-o à interação e a se posicionar em relação ao seu conteúdo.

Cuidado para que o seu e-mail não pareça spam com o uso de palavras como: promoção, crédito, grátis. Cuidado com a cor vermelha, caixa alta no texto e muitas pontuações no título. Não use códigos complexos e mensagens poluídas. Faça uma mensagem simples, bonita e de rápido acesso.

Periodicidade

A periodicidade no envio dos e-mails é fundamental para o engajamento do público e aceleração do negócio. O excesso de e-mails pode incomodar os contatos e fazer com que não leiam ou cancelem a assinatura, mas a falta de e-mails pode fazer com o os seus clientes o esqueçam.

Para definir a periodicidade do e-mail marketing, deve-se levar em conta a característica do público-alvo e a relevância e validade do conteúdo dos e-mails. Mande um e-mail ao menos uma vez ao mês e, se desejar se certificar, faça uma pesquisa para saber, entre os assinantes de sua newsletter, qual a opinião deles sobre o melhor volume de recebimento de e-mails.

Há também um momento (dia e horário) certo para enviar um e-mail marketing, e essa escolha também vai depender do perfil seu público. Escolha o período em que os contatos da lista estão com a caixa aberta e “vazia”.

Acompanhe os resultados

Essa parte é fundamental para identificar como a lista tem, de fato, se comportado e se está havendo a aceleração do negócio. Então, após seguir as dicas anteriores, é preciso ainda ter os dados do seu empreendimento como, por exemplo, o aumento em vendas e acesso ao conteúdo.

É preciso ficar atento às métricas do e-mail marketing, se cresceu o número de contatos da lista, se a interação está aumentando ou diminuindo, se o público clicou na imagem ou abriu um link externo.

Para eficiência e agilidade do business hacking, busque ferramentas que constroem uma lista de e-mail. O processo passa a ser automatizado, e não é preciso de muito conhecimento técnico.  Dentre as opções estão: Benchmail, com versão gratuita para até 2 mil contatos e em português; GetResponse, ferramenta em português com teste gratuito para 30 dias; MailChimp, em inglês e também com versão gratuita, é a mais usada no exterior e vem ganhando espaço no Brasil.

E você, empreendedor, que ferramenta utiliza para criar sua lista de e-mail marketing? Compartilhe outras dicas e estratégias para um bom marketing digital que ajudam na aceleração do negócio. Comente abaixo e apresente a sua opinião. Até a próxima!

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