escalabilidade, startup, computador, gráficos

Escalabilidade: O que é e como analisar sua startup?

Você está a fim de dar uma guinada em seu negócio, mas está sem dinheiro para futuros investimentos? Saiba que deixar o seu negócio escalável é muito importante para isso, pois ele pode ajudar a resolver esse seu “problema”. Além disso, se você tem uma startup ou deseja abrir uma, vai precisar de coragem, criatividade e bastante ousadia. Sem falar que precisa de disposição para as questões financeiras. Contudo, também não podemos deixar de lado o seu potencial crescimento. Sendo assim, esse tipo de negócio inovador também precisa ter potencial para ser escalável.

É importante ressaltar que, quanto mais escalável for o seu negócio, mais investimentos você poderá realizar. Como empreendedor, é praticamente obrigatório conhecer o potencial de crescimento de sua empresa, uma vez que a partir disso você poderá dar continuidade às suas ideias, aos seus investimentos, entre outros.

Por isso, torne a escalabilidade uma prioridade em seu negócio. Entenda o que é, como funciona e como analisá-la em sua empresa.

O que é?

A escalabilidade é a capacidade que um negócio tem de crescer sem perder suas características e qualidades. Logo, adotar um modelo de negócio escalável em sua empresa é ter a capacidade de poder aumentar o faturamento sem elevar muito os custos. Sendo assim, as despesas não crescem da mesma forma que as receitas.

É importante ressaltar que, enquanto se desenvolve, um negócio pode sim funcionar muito bem. Se ele apresenta um potencial de crescimento, é só avaliar o quão longe ele pode ir.

Como ter um negócio escalável? O que isso significa para a startup?

Antes de ter um negócio escalável, a startup deve encontrar o product, também conhecido como market fit. O que é isso? É preciso identificar uma necessidade do mercado e, a partir dela, lançar um produto que a supra. Depois disso, já é possível escalar a empresa. Esse primeiro passo é extremamente importante.

Caso não identifique uma necessidade, a empresa terá gastos desnecessários. Por isso, não é indicado realizar uma busca escalável precoce, uma vez que ela pode trazer problemas prematuros para a empresa.

Dessa forma, com o produto ideal lançado no mercado para suprir as suas necessidades, a empresa pode escalar e ampliar as suas fronteiras. Contudo, é importante ressaltar que, mesmo buscando parcerias e/ou investindo mais nessa ação, os gastos com número de funcionários, escritório, entre outros, devem ser compactos.

Além disso, gastos desnecessários devem ser cortados. Para que o negócio seja escalável, também é importante treinar a equipe da empresa para que ela acompanhe o modelo escalável e saiba trabalhar com ele.

Como analisar a escalabilidade do próprio negócio?

Poder analisar o crescimento da empresa é extremamente importante para o negócio, uma vez que isso ajudar a conquistar mais investimentos. Logo, compreender o nível de crescimento de seu negócio é imprescindível para saber o potencial dessa organização no mercado. Quando um negócio é escalável, apresenta três características fundamentais:

  1. Ensinável: quando todas as suas atividades internas podem ser ensinadas a qualquer funcionário. Dessa forma, esse negócio pode se expandir de acordo com o planejamento.
  2. Valioso/único: quando não é medido em commodities, ou seja, ele é exclusivo, único, de valor.
  3. Repetível: quando é repetível e gera receita recorrente, isto é, o negócio pode ser ampliado.

A partir de como ter um negócio escalável e da aplicação dessas caraterísticas, é possível analisar os resultados “escalados”. Como? Para analisar o seu próprio negócio, é só medir os resultados de sua empresa de dentro para fora.

Portanto, primeiramente, deve-se verificar como o método escalável repercutiu no ambiente de trabalho e o que trouxe de positivo. Em seguida, deve-se analisar o seu impacto no público e quais foram os seus rendimentos financeiros.

Deu para entender o que é um negócio escalável? Agora, você já pode implantar esse modelo e ainda analisar a sua empresa.  Se você quer conhecer mais sobre negócio escalável, te convido a acompanhar meu canal do Youtube, lá tem muito material sobre isso que pode te ajudar, só clicar no banner abaixo.

Marketing-youtube

 

Deixe um Comentário

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *