Em tempos de redes sociais, buscadores, grande concorrência, startups sendo lançadas aos montes todos os dias, internet que cresce a passos largos e que já se consolidou como uma ferramenta de marketing voraz e que pode trazer grandes resultados, como se destacar?
Um blog tem o poder de colocar sua empresa no topo dos resultados de busca orgânica no google e em outros buscadores e é fundamental para qualquer empresa que queira obter resultados efetivos em um planejamento de marketing digital, através de conteúdo de qualidade (marketing de conteúdo) que converse diretamente com as personas (público-alvo) definidas pela sua empresa.
Com um bom designer e um programador você consegue ter um blog em wordpress de qualidade e funcional com as técnicas de SEO que fará com que o seu conteúdo trabalhe efetivamente durante todo o tempo em que o blog estiver online, você pode também comprar templates prontos (não exclusivos, alguém sempre terá um blog igual ao da sua empresa) mas de qualquer forma vai precisar de um profissional para instalar o mesmo em seu servidor e traduzir o template caso necessário.
O marketing de conteúdo é fundamental ele começa a te dar resultado em média em 90 dias caso não faça nenhuma campanha de adwords ou facebook ads. Sempre me perguntam o que eu indico, campanhas de adwords, facebook ads ou marketing de conteúdo, a minha resposta depende de alguns fatores e do budget que você pode disponibilizar, pois todos lhe trarão resultados a diferença que em campanha pagas você será destaque enquanto estiver pagando o que com o tempo pode ser tornar oneroso pois se a sua receita não for gerada através de trafego no teu site você não tem nenhuma garantia que os visitantes irão comprar algo e no marketing de conteúdo o resultado é mais demorado porém mais duradouro. Lembrando que um planejamento usando todas estas soluções trará um resultado mais rápido.
Abaixo algumas dicas
1- No marketing de conteúdo vai depender muito mais da sua capacidade de escrever ou de contratar alguém ou empresa que possa criar conteúdo para você por um valor mais baixo mas que tenha qualidade, outra dica é replicar conteúdo de outros sites (que autorizem) e sempre colocar o seu ponto de vista e citar a fonte.
2- Faça parcerias com profissionais e empresas que possam de alguma forma contribuir com o seu blog sendo através de conteúdo ou de fortalecimento da sua marca ou mesmo replicando seu conteúdo, e que tenham links para o teu site ( link building)
3- Inbound marketing é arte de gerar tráfego de visitantes que estão procurando assuntos relacionados ao teu blog, outra dica importante é que você deixe seu conteúdo ser disponibilizado em outros sites desde que citem a fonte e coloquem o link para o post ou mesmo direto para o seu blog, deixe esta politica de modo visível para os usuários.
4- Use um site map no seu blog, no wordpress existem plugins para isto
5- Gere conteúdo no mínimo semanalmente e conteúdo relacionado a sua área de atuação.
6- Estude, estude e estude técnicas de marketing de conteúdo
7- Crie uma conta no Google plus (g+) e coloque formas de compartilhamento desta solução em cada post.
8- De opções de viralizar o conteúdo, compartilhamento em redes sociais em cada post, faça com que as pessoas trabalhem a divulgação para você
9- Crie post polêmicos mas sem perder a noção
10-Deixe um espaço de interatividade nos posts Ex: comentários
11- Peça para amigos e conhecidos replicarem os conteúdos nas redes sociais e “darem” um g+ pois isto fará com que o google passe a indexar melhor o conteúdo do post
12-Faça você mesmo, escreva, compartilhe, motive, engaje se nem você compartilha acha que alguém fará, tudo começa por você e sua equipe.
13-Tenha fanpage com bom conteúdo isto também ajudará a posicionar melhor teu blog nos buscadores de forma orgânica.
Finalizo por aqui quem quiser saber mais ou obter indicações pode me contactar pelo site ou redes sociais.
Abraços e até o próximo post
Anderson Gomes.
www.v6.niobiodigital.com