empreendedorismo digital, produtividade, marketing de conteúdo

Empreendedorismo digital: como ter mais produtividade?

Você resolveu empreender de forma digital, começou seu negócio e as coisas até que não estão indo mal, mas é possível melhorar e subir o nível. No entanto, surge no horizonte uma porção de dúvidas de quais são as melhores formas de fazer isso.

Ao contrário dos negócios tradicionais como uma loja ou fábrica física, o empreendedorismo digital não permite uma observação óbvia de problemas e soluções. Não é possível simplesmente caminhar pela loja e encontrar as soluções. Aumentar a produtividade exige novas e diferentes ferramentas para as quais nem todo mundo está acostumado.

Foi visando ampliar o conhecimento que se tem do próprio negócio e dar mais segurança ao empreendedor que preparamos este artigo, no qual mostraremos várias formas de ser mais produtivo, de ampliar as vendas ou os lucros e a satisfação de clientes, funcionários e, claro, a sua própria.

Seja profissional

Não importa se o seu negócio é um e-commerce de alcance mundial ou um canal de vídeos de entretenimento, se quer ter sucesso com o empreendedorismo digital, você precisa agir de forma profissional.

Assim como um grande site de vendas que está volta e meia fora do ar, uma plataforma de vídeos desorganizada ou que não é atualizada com a periodicidade prometida está fadada ao fracasso.

O primeiro passo para manter a produtividade em alta é garantir que toda a infraestrutura necessária para o correto funcionamento esteja disponível neste momento: se o servidor está caindo, é preciso encontrar o motivo, talvez investir em um novo ou trocar de fornecedor; se os vídeos não estão ficando prontos a tempo, é preciso identificar onde está o gargalo. É na edição? Na produção?

Regularize toda a sua estrutura atual e demonstre profissionalismo ao mercado antes de buscar crescimento.

Faça propaganda

Não existe negócio, online ou não, se não houver um público consumidor. A propaganda ainda é a forma mais eficaz de fazer as pessoas descobrirem que você tem aquilo que elas querem ou precisam.

Mas se você não dispõe de recursos para contratar uma agência de publicidade e veicular uma campanha no horário nobre da TV, é preciso aproveitar os infinitos recursos disponíveis na internet.

O empreendedorismo digital pode aproveitar de várias ferramentas disponíveis para fazer propaganda gastando pouco ou até nada no processo. As redes sociais são o primeiro passo para aumentar a produtividade, mas isso exige um trabalho contínuo de gerenciamento desses locais.

Para atingir mais seguidores, curtidas e clientes, seu negócio precisa gerar atualizações que sejam interessantes e gerem mais tráfego. Alie as suas postagens sobre os seus produtos ou serviços com artigos de interesse do seu público, normalmente ligados à área de atuação em que estão inseridos e crie um público cativo que acabará por consumir os seus produtos de forma muito mais fácil e com fidelidade.

Esse processo de aumentar a produtividade é conhecido como marketing de conteúdo e tem dado resultados surpreendentes para aqueles que investem com qualidade e dedicação na sua execução. Sempre lembrando que esse é um processo contínuo, e não uma ação isolada, devendo ser anexado às rotinas da empresa – e não ser deixado de lado após as primeiras iniciativas.

Outra atitude que gera bons frutos dentro do empreendedorismo digital é o marketing de relacionamento. Nessa modalidade, você pode entrar em um programa de afiliados, premiando parceiros por trazerem clientes até você, dando a eles uma parte dos seus ganhos. A mesma técnica pode ser aplicada com os seus clientes atuais, recompensando aqueles que trouxerem novas oportunidades de negócio, o que ainda cria uma relação bastante saudável e faz um grande bem para a imagem da empresa.

Organize-se

Não importa se o seu negócio é digital, ele deve ser tratado de forma profissional como dissemos em outro tópico e um dos segredos para se conseguir isso é se organizar.

Todo negócio terá fornecedores, executores, administradores e outras funções que precisam ser organizadas ou delegadas. Se você faz tudo sozinho, divida as suas atividades, classificando-as como as de uma empresa padrão e defina de que forma elas precisam ser realizadas e por quem.

A organização é um dos segredos para manter um negócio sadio dentro do empreendedorismo digital, funcionando de forma eficiente e garantindo não apenas a sobrevivência, mas também o crescimento do negócio.

Pense nos horários de trabalho, nas ferramentas necessárias para executá-lo e também preveja alternativas para o caso de algo dar errado. Se o servidor de um grande e-commerce cai, mas há um segundo servidor pronto para atuar, o tempo parado é tão pequeno a ponto de não gerar danos à produtividade – assim como um videomaker precisa estar preparado para resolver rapidamente problemas com a câmera, com a iluminação ou com o microfone.

Se possível, ele deve ter outros equipamentos prontos para serem usados em caso de emergência, de forma que, mesmo o vídeo resultante não sendo tão bom quanto se esperava, ele esteja no lugar e hora esperados pelos clientes.

Tenha foco

É muito fácil se encantar, se deslumbrar com o sucesso quando se atua no empreendedorismo digital, mas é preciso manter o foco nos objetivos iniciais e não se deixar desviar facilmente.

Muitas vezes, um negócio online é tocado por poucas pessoas, algumas vezes apenas uma, então é preciso manter o foco para não perder a produtividade. Para fazer isso, é importante planejar o seu dia, a sua semana, sempre priorizando aquelas tarefas que são imprescindíveis, deixando as importantes em seguida e as supérfluas por último.

Todo esse planejamento pode ser a chave para uma melhor organização de tempo que permita um trabalho mais bem feito e mais tempo para outras atividades ou para um merecido descanso, mas também pode servir para mostrar que é hora de delegar algumas funções, terceirizar algum serviço ou contratar um funcionário.

Ter foco é saber aonde se deseja chegar para, então, escolher os melhores caminhos e os meios mais seguros de ir até lá.

Investir em consultoria de vendas

Você já colocou seu negócio nas redes sociais, já tem marketing de conteúdo, afiliados e está mantendo o foco e se organizando bem? Então, não deixe de somar essas atitudes a uma boa consultoria de vendas.

O empreendedorismo digital, apesar de parecer revolucionário, já deixou de ser novidade há algum tempo. Para aumentar mesmo a produtividade, é preciso saber como vender mais e melhor. Para isso, é preciso se utilizar das técnicas necessárias para vender mais.

Muitas vezes, vemos bons produtos encalharem nas prateleiras digitais por falta de bons argumentos de venda. Para conquistar o comprador, é preciso apelo e nem sempre estamos preparados para fazer isso de forma agressiva. A consultoria em vendas mostrará as melhores técnicas para fechar mais negócios, ensinará como transformar o desejo ou a necessidade do cliente em uma compra realizada.

Vender é uma arte. Requer sincronicidade, persuasão e empatia, técnicas que podem ser aprendidas e utilizadas para melhorar a produtividade dentro do empreendedorismo digital.

Agora que você já está pronto para alavancar o seu negócio de uma vez, quero saber a sua experiência de vida, estar em contato constante com você e a melhor forma é me seguir em todas as redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube -. Assim, podemos interagir e você estará sempre atualizado para receber artigos como este.

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