Whatsapp: 48 99849-0094

Como obter resultados de vendas online com uma boa estratégia

resultados de vendas online

O Brasileiro tem gastado mais em e–commerces e essa é uma tendência que só vem a crescer. Segundo dados do E-bit, em 2014 as lojas virtuais brasileiras faturaram R$ 35,8 bilhões, ficando na décima posição no ranking mundial. Só no dia das mães, foram movimentados mais de R$ 1,6 bilhão. No natal, foram R$ 5,9 bilhões. A perspectiva é que para 2015 esses valores sejam ainda maiores, demonstrando a força do setor.

Estamos mais dispostos a comprar pela internet por diferentes fatores, como os preços mais competitivos e a comodidade de não ter de sair de casa. Cabe ao empreendedor que buscou este mercado de ação oferecer produtos competitivos e ter uma estratégia eficiente, com foco em resultados e na boa relação com consumidor, que deve ser duradoura e harmoniosa.

Tudo começa com planejamento

Apesar das vendas astronômicas, só se destacam as lojas que oferecem um bom atendimento, entrega no prazo e preços competitivos. Para chegar a uma operação “redonda”, é preciso ter um planejamento adequado à realidade do e-commerce e do público-alvo. Para isso, é importante conhecer seus hábitos, o que gosta e o que espera do seu empreendimento. Pense também que cada público possui um “problema” e como você pode solucioná-lo.

Basicamente, uma estratégia de vendas para o meio digital deve contar com uma forma de atrair o público, despertar o desejo de comprar e, por fim, a ação da compra. O ciclo de vendas de um produto pode variar de acordo com o público e, por essa razão, também é importante adotar formas de mensurar e monitorar o consumidor. Contudo, isso é algo que vamos focar um pouco mais a frente, ainda nesta publicação.

Definindo as ferramentas da estratégia

Após levantar as informações sobre o público-alvo, o próximo passo é definir como o empreendimento irá agir em todas as fases do ciclo de vendas. Para chamar a atenção dele foram desenvolvidas diferentes técnicas e ferramentas, com objetivo de atrai-lo e mante-lo próximo ao e-commerce. Em algumas situações, ele pode não fazer a compra de imediato, mas terá a sua marca na cabeça quando o momento da compra chegar – e é aí que entra o inbound marketing.

Inbound Marketing

Inbound marketing, também conhecido como marketing de conteúdo, é um conjunto de estratégias que empregam o conteúdo como uma forma de atrair o público e fideliza-lo. Funciona assim: o e-commerce produz um conteúdo relevante e atraente para chamar a atenção do público, que tomará conhecimento sobre o seu conteúdo ou proposta. Pode ser conteúdo publicado em um blog, o próprio site, redes sociais, enfim; há diferentes oportunidades. Entretanto, é importante alinhar a estratégia com os interesses do público a qual ela é direcionada.

Como é comum este conteúdo ser publicado no formato de artigos, matérias e demais publicações, é possível utilizar a técnica conhecida como Search Engine Optimization (SEO), que basicamente é o uso de estratégias com destaque para as palavras-chave inseridas no texto. Essas palavras, quando pesquisadas nos buscadores, levarão o público até o seu texto, gerando conversões. Quanto mais relevantes forem as palavras, melhor será o posicionamento junto aos buscadores.

O SEO pode ser associado a outras técnicas, como o link building, cujo objetivo é obter links de outros sites para aumentar a popularidade do seu e-commerce do ponto de vista dos sistemas de busca. É só lembrar que um link é uma ligação entre as páginas e, por meio deles, os buscadores descobrem como elas estão relacionadas. Um link de uma página pode levar o usuário até outra página e assim por diante, até chegar no seu e-commerce.

Como dito anteriormente, após o público tomar conhecimento do seu e-commerce ou dos produtos que você vende, o próximo passo é aproximá-lo. Para isso, é importante que o site apresente uma interface amigável, com botões e funções de fácil entendimento, um layout agradável e uma central de atendimento eficiente. O ideal é estabelecer metas em cada uma das fases, como assinatura de newsletters, comentários ou curtidas nas redes sociais, até a venda propriamente dita.

Redes Sociais

As redes sociais se tornaram uma aliada de quem tem e-commerce. Com elas, há a possibilidade de atrair leads, estreitar a relação com o público e se comunicar com ele. Também é possível perguntar, saber o que ele pensa, divulgar seus produtos e, principalmente, compartilhar o conteúdo que você produziu. Ainda há a possibilidade de anunciar no Facebook ou em outras redes, aumentando a visibilidade da loja. Lembre-se que qualquer estratégia em que as redes sociais são usadas deve ser baseada em conteúdo relevante, atendimento ágil, interação e venda. Postagens aleatórias e conteúdos sem conexão com a proposta podem não ter o resultado esperado.

Mensurando resultados

Os resultados podem ser medidos com ferramentas adequadas, como o Google Analytics, um serviço oferecido pelo Google em que é possível saber as estatísticas de visitação do site/blog, como a quantidade de visitas, o horário de visitação, região e outros. O Facebook também oferece o Facebook Analytics, com as estatísticas referentes à rede social. Vale ressaltar que essas ferramentas não resolvem os problemas do e-commerce automaticamente, mas demonstram quais aspectos devem ser corrigidos.

E então, quer aumentar as suas vendas online? Visite o nosso site!

Deixe um Comentário

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.