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Como criar um negócio online a partir de uma ideia e viver dele

Muita gente se pergunta como criar um negócio online e realmente viver dele. O mercado está em um momento no qual muitos empreendedores estão se focando em nichos e desenvolvendo ideias que realmente fazem a diferença na vida de grupos da população. E se  um negócio online está diretamente conectado ao marketing digital, por que não usar essas estratégias para obter aceleração de negócios?

Para que você tenha sucesso nessa empreitada e, consequentemente, consiga mensurar seus resultados, é recomendado que você siga alguns passos. Portanto, sem mais delongas, continue lendo e descubra como criar um negócio online a partir de uma ideia e viver dele.

Passo 1: Descubra uma necessidade e busque solucioná-la

Se você tem uma ideia, o primeiro passo é conversar com outras pessoas a respeito. Ouvir o que os outros têm a dizer só ajuda a compreender qual é a necessidade do público, se tem viabilidade, se haverá retorno sobre investimento e como o mercado desse nicho está funcionando.

É sempre valioso pesquisar em relação à futura concorrência para que você ofereça um produto ou serviço completamente diferenciado ou aprimorado, a partir das opções já existentes. O que não pode é criar um negócio online a partir do escuro, sem saber analisar o mercado e as consequências por trás disso (investimento, infraestrutura).

Passo 2: Atraia o público

Existe uma estratégia, já amplamente comprovada, que conduz visitantes por todo o processo de venda, desde o instante em que há a decisão pela compra:

  • Desperte o interesse;
  • Apresente com clareza a dor que seu produto soluciona;
  • Estabeleça a sua autoridade com tal proposta de solução;
  • Adicione testemunhos de quem já fez uso do produto;
  • Descreva os benefícios de seu produto;
  • Apresente uma oferta;
  • Forneça uma boa garantia;
  • Utilize o gatilho mental da urgência;
  • Faça pergunta que leve à venda.

É preciso ser objetivo e claro nessa hora. Afinal, por que a sua ideia é melhor que as outras? O que ela agrega ao público-alvo? Como pode ser relevante? É nesse momento que você deve pensar como um cliente e perceber se compraria ou não o seu produto ou serviço.

Passo 3: Construa o seu site

Desse modo, quando tiver construído sua oportunidade de mercado e produto, e após atrair público e fazer a análise de todo o seu processo de vendas, agora você está preparado para fazer webdesign.

Quer aceleração de negócios? Então, lembre-se de manter um design simples. Você tem apenas poucos segundos para chamar a atenção de sua audiência, afinal a concorrência por atenção é intensa.

Nesse contexto, algumas dicas para manter em mente:

  • A navegação simples, clara e intuitiva em todas as páginas é um grande diferencial;
  • Inclua uma janela pop-up ou um formulário para que você possa coletar informações sobre o público-alvo;
  • Torne o processo de compra simples.

Passo 4: Use buscadores para levar os compradores a seu site

A publicidade pay-per-click, por exemplo, é uma forma de trazer o tráfego para um site novo. Isso só é possível, em primeiro lugar, porque esses anúncios aparecem imediatamente nas páginas de busca, favorecendo o alcance do público; e, segundo, os anúncios fazem com que você conheça qual o tipo de abordagem e palavras-chave que melhoram o seu posicionamento e, por consequência, os cliques.

Passo 5: Estabeleça uma reputação

Hoje em dia, é muito comum as pessoas utilizarem a internet para debater, discutir, opinar, conhecer e saber mais sobre determinado produto, serviço ou assunto. A partir do momento em que você fornece essas informações a outros sites, além de mostrar que você é expert no assunto, faz com que você tenha mais tráfego para o seu site!

Por isso, crie conteúdo de qualidade para as diferentes mídias. Aproveite e se torne especialista no assunto, compartilhando informações e visitando a concorrência e sites específicos sobre o seu tema.

Você, certamente, conquistará novos leitores. Mas melhor que isso, cada site que compartilhou seu conteúdo, fornecerá hiperlinks para sua página, aumentando o tráfego e o posicionamento nos motores de busca, dando mais destaque ainda!

Passo 6: Invista em e-mail marketing

Sabe-se qual a importância do e-mail marketing para o marketing digital e para a aceleração de negócios. Logo, desde o início você deve pedir permissão ao seu público-alvo para enviar e-mails promocionais, conteúdo e receber novidades de produtos ou da própria empresa.

O formulário deve estar no site oficial, podendo aparecer como uma janela pop-up. Lembre-se de nunca mandar e-mail para aquele cliente que não assinou o formulário!

O e-mail marketing é uma ferramenta barata de marketing digital, sobretudo se comparada aos anúncios impressos ou divulgados em outras mídias. É essencial que você segmente os e-mails, a fim de que o conteúdo chegue ao cliente certo, conforme o processo de compra.

Sempre respeite a ação do consumidor e, no e-mail, deixe claro a opção de deixar de ser inscrito, para garantir o direito de escolha do cliente.

Passo 7: É hora de aumentar sua renda

Além de conseguir atrair o cliente, é interessante você se preocupar com o pré e o pós-venda, a fim de fidelizá-lo. Portanto, ofereça conteúdos de qualidade e de relevância para o problema do consumidor. Após as vendas, é essencial que você construa uma relação duradoura com o cliente.

  • Ofereça produtos que complementam a sua compra original;
  • Envie promoções, cartões-fidelidade, descontos exclusivos que podem ser trocados na primeira compra ou na próxima;
  • Peça por feedbacks. São importantíssimos para você medir o nível de satisfação e a qualidade do seu serviço e produto. Assim, suas estratégias podem ser específicas para o aprimoramento. Importe-se sempre com a opinião de quem adquire de você, no intuito de que voltem o mais rápido possível para realizar outra compra.

A internet se transforma com rapidez. Contudo, é preciso lembrar que o crescimento em um negócio online não se modificou tanto assim, em seus princípios. Portanto, se você está  começando um empreendimento na web, dê os passos que apresentamos. Caso você já  opere online, mas com resultados fracos, não hesite em rever e repensar sua estratégia!

Para criar um negócio online, que seja rentável e que você seja apaixonado, é preciso de muita determinação e racionalidade para viabilizá-lo por completo por meio de um planejamento consistente. Então, para que tenha aceleração de negócios, siga os passos e não embarque sozinho nessa. Converse com amigos e parceiros para te apoiarem e impulsionarem a ideia junto com você. Gostou do post? Deixe seu comentário logo abaixo!

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