Procura-se empreendedores – Espécime rara no mercado, apesar de tanto se falar e de tantos se intitularem empreendedores hoje em dia.
Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert D. Hisrich, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.
Então como diz Robert dedicar tempo e esforços necessários, mas o que mais vejo hoje nas startups é muita gente desistindo antes de sequer faturar 1 real e o pior de tudo, antes mesmos de testar a viabilidade da mesma, antes de 6 meses principalmente programadores dizendo que estão desistindo por que ainda não viram a cor do dinheiro.
As perguntas que ficam são as seguintes: Você quando entrou no projeto ou mesmo quando teve a idéia levou em conta as dificuldades que teria? Caso não der receita em menos de 12 meses o que você irá fazer? Está disposto a se sacrificar?.
Meu amigo se você não fez isto, você não é empreendedor, não consegue segurar a “onda” na primeira crise, então nem deveria ter começado, empreendedor é aquele que corre risco calculado sim, mas é aquele louco que sabe que tem que abrir mão de muita coisa para obter sucesso e se não está disposto a ser louco a ponto de fazer tudo isto, continue sentado na sua cadeira e deixe o trem passar.
As pessoas não fracassam, elas desistem, é a frase que mais vêm a minha mente neste momento, montar uma equipe para um projeto é algo muito difícil e complicado, quem fez ou faz isto sabe muito bem do que estou falando e quem já largou na primeira dificuldade depois não vai ficar reclamando que perdeu a chance de ser feliz.
Imagine você daqui a 5 anos vendo um projeto que você participou ter decolado e sentado em um sofá reclamando que não tem sorte. Rsrsrs sorte??? Ou foi a sua falta de capacidade de seguir em frente diante das primeiras dificuldades?
Vejo muitas pessoas com 40, 50 anos se lamentando que poderiam ter feito , poderiam ter ganho, poderiam ter arriscado mais.
Um projeto mesmo que não de certo financeiramente ele tem a capacidade de te ensinar muita mais do que qualquer faculdade jamais irá te dar, você com certeza terá um ganho enorme em aprendizado.
Empreender é uma arte e se você hoje está empregado é porque alguém um dia empreendeu e está lhe dando uma oportunidade.
Finalizo aqui e deixo uma pergunta:
De que lado você quer estar? Do lado dos que fazem acontecer ou do lado dos que reclamam?