A adoção de estratégias de marketing digital é fundamental para o sucesso das vendas online. Com o avanço da tecnologia, muitos métodos utilizados antigamente de forma até mesmo invasiva, como o e-mail marketing, puderam ser aprimorados e se tornaram uma das melhores formas de distribuir o conteúdo na hora certa para as pessoas certas.
Com o passar do tempo, muitos acreditam que as redes sociais e novas formas de comunicação direta com o cliente fizeram com que essa estratégia via e-mails não funcione mais ou que esteja ultrapassada.
Neste artigo, mostraremos que ainda é possível utilizar os e-mails de forma eficiente para crescer o seu negócio e-commerce, bem como explicar seus principais conceitos.
Sobre o que estamos falando
Todo usuário da internet possui um e-mail. Seja para cadastrar uma conta em uma rede social, para entrar em contato com familiares ou até mesmo para negócios. O correio eletrônico, por muito tempo, foi uma via bastante rápida e efetiva de comunicação.
Claro que os avanços tecnológicos, o desenvolvimento dos smartphones e os aplicativos de mensagens instantâneas fizeram com que os e-mails hoje já não sejam tão utilizados como antigamente. Mas isso não diminui a sua importância, principalmente no ramo das vendas.
E-mail marketing diz respeito ao processo comunicacional que uma empresa estabelece com seu público-alvo, ou seja, clientes e potenciais clientes.
Quem nunca se deparou com ofertas na sua caixa de entrada? Seja uma promoção relâmpago que irá durar apenas 24 horas, passagens áreas com desconto, entre outras mensagens. Isso tudo está englobado nesse conceito. Mas ele não se restringe apenas a ofertas e promoções, por exemplo: quando a empresa envia um catálogo com seus produtos, uma newsletter, a confirmação de uma compra venda, o aviso de que o produto já está sendo encaminhado.
O e-mail hoje pode ser muito bem utilizado, não apenas como forma de enviar uma mensagem para diversos clientes, mas também para desenvolver uma comunicação pessoal e direta com eles.
Vantagens e razões para utilizar
Ainda que existam várias formas de se comunicar com o público-alvo atualmente, o e-mail marketing não morreu. Pelo contrário, se bem trabalhado, pode funcionar de forma muito mais efetiva do que fazer publicações nas redes sociais, por exemplo.
Listamos cinco vantagens e razões para você adotar essa estratégia no seu e-commerce:
- Aumento das visualizações: um dos objetivos dos e-mails enviados é convidar o potencial cliente a conhecer a sua loja virtual. Para que isso aconteça, é preciso atraí-lo com uma mensagem clara e instigante. Dessa forma, trabalhar com essa estratégia é extremamente vantajosa, pois faz com que o público-alvo se interesse em acessar o site, aumentando o número de visitantes e, por consequência, convertendo mais pessoas em clientes.
- Liberdade criativa: diferentemente das campanhas de marketing, que precisam seguir padrões para não confundir o receptor da mensagem, os e-mails são totalmente flexíveis e a liberdade criativa é enorme. Algumas mensagens podem conter apenas textos, outras com imagens, gifs, vídeos, templates personalizados. O formato utilizado pode ser aquele que você desejar fazer.
- Baixo custo e bom retorno: estratégias via e-mail são bem mais baratas que os tradicionais anúncios impressos, nas redes sociais ou até mesmo em TV e rádio. O investimento é menor e mais garantido.
- Engajamento e promoção de conteúdos: o objetivo de qualquer tipo de marketing é fazer com que determinado produto, serviço ou pessoa seja visto por outras, o seu público-alvo. Nesse caso, do ramo de vendas online, toda a estratégia é voltada para converter o usuário da internet em um cliente. Pelo e-mail é possível, além de fazer com que seus produtos sejam vistos pelas pessoas, criar um relacionamento com elas, gerando engajamento, fundamental para a fidelização.
- Acompanhamento dos resultados: uma ferramenta eficiente dessa estratégia de marketing digital permite fazer um completo acompanhamento dos resultados. Quantidade de cliques, quais tipos de e-mails mais agradam ao público, produtos que geram mais interesse, entre outras métricas.
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