Produzir conteúdo relevante pode ajudar na sua estratégia de marketing digital.
Provavelmente, você já percebeu em alguma de suas redes sociais uma empresa que manda super bem na produção de conteúdos. Pois bem, ela está no caminho certo. Afinal, mais importante do que produzir algo é saber fazê-lo de forma relevante.
E como isso acontece? Explorando as redes sociais, oferecendo promoções em seus canais e dando dicas sobre algum produto ou serviço. Mas, acima de tudo, mantendo contato com seu público.
Como ser relevante?
Antes de começar a escrever é imprescindível elaborar um planejamento estratégico. Com base nele, você saberá como trabalhar seu relacionamento com os consumidores, oferecendo a eles exatamente o que se espera.
1# Provoque!
Busque interagir com seus consumidores. Uma sugestão é utilizar as redes sociais para obter maior alcance. Provoque discussões, peça opinião do público – seja por meio de anúncios ou dicas – e observe o feedback. As críticas são parte importante do processo.
2# De olho no português
Erros ortográficos são cruéis. Sua marca pode ficar marcada e virar meme por causa de um erro do nosso idioma. Antes de publicar algo, leia e releia. Nunca é demais revisar o que está escrito.
Além disso, busque ser curto e dinâmico nos textos. Seja direto e objetivo, mas em uma linguagem capaz de atrair a atenção dos consumidores.
3# Busque a periodicidade
Nada de publicar um dia sim e três meses não. As chances de bons resultados surgirem são maiores quando as publicações de sua marca tiverem frequência. Mas antes de sair divulgando conteúdo de 15 em 15 minutos, tenha em mente o perfil do seu público.
4# Analise a concorrência
Seu rival consegue atrair audiência com os conteúdos produzidos? Não custa nada fazer uma análise do seu trabalho. Busque avaliar onde você errou e maneiras de corrigir essas falhas. Busque ser criativo para encontrar novos caminhos e obter sucesso.
Conteúdos e públicos
Tendo em vista seu planejamento estratégico, há algumas maneiras para produzir conteúdo relevante e atingir em cheio os consumidores.
1# Redes sociais
Talvez o canal mais visado na atualidade. Facebook, Twitter, Google+, entre outros, têm como foco anunciar promoções e descontos em produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Entretanto, as marcas não devem se restringir apenas a oferecer descontos, mas também fortalecer vínculos com o público.
2# Blog corporativo
É geralmente utilizado para apresentar novidades da empresa, como por exemplo, o lançamento de um produto. Alguns segmentos têm utilizado esse canal para prestar contas e apresentar os resultados obtidos (crescimento de mercado, destaque em relação à concorrência etc.).
3# E-mail marketing
Uma tarefa mais segmentada e que exige conhecimento do público-alvo. Busque agregar valor aos e-mails e procure oferecer conteúdos diferenciados por meio desse canal. Exclusividade pode ser a chave para o sucesso e nunca se esqueça de analisar o feedback obtido.
Nunca ignore o público
Trabalhar com redes sociais, blogs, e-mail marketing e outros são formas eficazes de manter relacionamento com seus consumidores. Sendo assim é relevante para sua marca nunca ignorar o consumidor. Busque atender às suas demandas, críticas e sugestões.
Abraços
Anderson Gomes – Marketing Digital Florianópolis