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7 dicas para fazer o blog de negócios elevar as vendas

Entre as diversas ações estabelecidas no planejamento estratégico da empresa para a elevação das vendas, destaca-se a estruturação de um blog de negócios. A ideia se baseia no casamento entre produção de conteúdo e concretização de transações comerciais por meio da internet. Maior tráfego on-line significa novas vendas. Mas será que as coisas funcionam de forma tão simples?

Para que o blog de negócios se transforme em ferramenta de geração de leads, o empresário deve estar atento a diversos fatores. Algumas estratégias, se bem aplicadas, podem contribuir para o êxito do projeto. O mais importante, no entanto, é compreender que o blog faz parte de um plano de marketing. De forma isolada, seus resultados são restritos.

Veja aqui algumas dicas para potencializar os resultados do blog de negócios de sua empresa:

1 – Invista no conteúdo

A chamada linha editorial do blog cumpre papel determinante para o sucesso – ou fracasso – da iniciativa. O conteúdo tem a função de estabelecer um relacionamento com o público-alvo, além de se adequar ao planejamento de marketing. Textos, fotos, ilustrações, vídeos e streamings de áudio são pensados e publicados de forma a atrair e reter a atenção do consumidor.

2 – Demonstre autoridade

O blog de negócios deve consolidar a imagem de referência em um tema, nicho de mercado ou produto específico. Quando a audiência lê um artigo relevante, um estudo de caso ou um post inédito e exclusivo, automaticamente associa o blog a um espaço de credibilidade – característica também assumida por produtos ou serviços fornecidos pela empresa.

3 – Vá além do call to action

Os posts dos blogs de negócios costumam terminar com um call to action, incentivo para a conversão. Mas será que apenas solicitar que o internauta faça comentários tem algum resultado eficiente? O que isso oferece ao leitor do blog? Uma estratégia de êxito comprovado consiste em disponibilizar produtos gratuitos ou com preço reduzido. Assim, o blog valoriza a presença do cliente, estabelecendo uma ligação rápida e direta. O “mimo” ofertado quebra o gelo e abre brecha para futuras abordagens.

4 – Seja acessível

O blog necessariamente deve estar aberto para rastreamento pelos mecanismos de busca. Conteúdo inacessível é material inútil.

5 – Estabeleça uma frequência de postagens

Mais importante que a quantidade de material postado, o blog de negócios depende da constância para se consolidar como ponto de atração da audiência. Ninguém acessa uma página cuja frequência de atualização é incerta. As sucessivas entradas no blog aproximam o cliente e tendem a facilitar a venda.

6 – Preste atenção aos comentários

Monitore a área de comentários. Em algumas empresas, o número de interações postadas pelos leitores do blog e de redes sociais já supera o volume de atendimento nos SACs. Se o internauta indicar algum erro (e for comprovada a falha), o melhor é pedir desculpas e fazer a correção. Use a lógica de que cada observação merece um retorno, pois o internauta se sente valorizado pela marca ou empresa.

7 – Analise a possibilidade de usar tráfego pago

Nem sempre as técnicas de SEO garantem o crescimento rápido do tráfego orgânico. Isso leva algum tempo. No entanto, a solução de compra de anúncios no Facebook Ads ou no Google Adwords pode se revelar equivocada. Essa estratégia precisa ser usada com cuidado, mediante análises do retorno do investimento.

Independentemente do ramo de atividade ou do porte da empresa, o blog de negócios tem um importante papel no processo de elevação das vendas. Mas para que a estratégia de marketing digital tenha êxito, é fundamental planejamento. Erros como copiar conteúdos de outros sites ou não ter um cronograma de publicação podem representar o fracasso da ferramenta.

Você crê na poder de venda do blog de negócios? Sua empresa investe nessa ferramenta? Comente! 

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