Trabalhar com vendas online é um dos nichos de mercado que vem em crescente evolução. Tanto a quantidade de e-commerces que estão surgindo todos os dias quanto a quantidade de produtos vendidos pela internet estão em níveis cada vez mais altos. Até mesmo por isso é necessário fazer análises sobre como está o desempenho do negócio.
Saber como a sua produtividade está ocorrendo é essencial para a tomada de decisões e formulação de estratégias, visando melhorar o trabalho da empresa. Uma forma de medir, com muita precisão, é utilizando os indicadores de desempenho.
Também conhecido como KPIs (Key Performance Indication, em inglês), esses índices podem apontar corretamente se a empresa vem obtendo os resultados esperados, bem como dar mais bases para fundamentar as estratégias de vendas. Cada setor de uma organização tem os índices KPI apropriados.
Neste artigo, vamos mostrar aqueles mais importantes para quem tem um e-commerce.
Estratégias de vendas
Para que um negócio de vendas online funcione, é preciso adotar as melhores estratégias de marketing digital. Os resultados que serão avaliados pelos indicadores de desempenho estão diretamente ligados a essas estratégias.
Vamos citar, por exemplo, a taxa de cliques na página de captura (por onde o usuário entrará no site da sua loja). Se você notar que não está acontecendo o engajamento desejado, é hora de modificar a estratégia. Percebeu como adotar as estratégias de vendas ficará mais simples ao analisar o desempenho delas? É a partir daí que os índices KPI precisam ser mais bem trabalhados.
Quais KPIs devo usar?
Com o estudo e a análise de algumas métricas, é possível trabalhar melhor as estratégias de venda. No e-commerce, isso é algo até mais simples de ser feito por conta das inúmeras opções de acompanhamento que a tecnologia e a internet proporcionam.
Separamos seis indicadores de desempenho que são essenciais para avaliar o desempenho e melhorar a eficiência das suas vendas online:
- Visualizações do site: algo importante para qualquer site é a quantidade de visualizações que ele recebe. Por isso, atentar-se a essa métrica é essencial para saber quantas pessoas estão vendo seu conteúdo. Outro ponto fundamental é ver quanto tempo as pessoas passam na página – isso dirá sobre a relevância do conteúdo para os usuários.
- Origem de tráfego: um indicador interessante é conhecer de onde vêm as pessoas que visitam o seu site. Por exemplo, se a origem de tráfego maior for proveniente das redes sociais, é preciso estabelecer as melhores estratégias de marketing digital em cima disso. Você também conseguirá entender melhor como chegar ao público e como fazê-lo chegar até os seus produtos.
- Páginas mais visitadas: identificar quais são as páginas mais acessadas do site é algo importante. Isso porque você saberá o que deu certo em termos de conteúdo, o que agradou os visitantes. Também devem ser verificadas quais páginas não foram bem acessadas para entender quais foram os erros e corrigi-los.
- Valor médio do produto: oferecer produtos com valores acima da média não ajudará a melhorar os lucros, pelo contrário, fará com que o e-commerce tenha prejuízo. Estabelecer o valor médio é essencial para a definição de estratégias de vendas. O cálculo pode ser feito somando o valor total das vendas e dividindo pelo número de pedidos recebidos.
- Engajamento: saber o que gera engajamento e o que faz com que as pessoas não se envolvam com o site também é essencial. Conseguindo identificar esse problema, estabelecer soluções será mais simples.
- Volume de vendas e faturamento: um dos índices mais comuns para quem trabalha com vendas. Se o volume de vendas for bom, a empresa está se saindo bem. Pelo conhecimento do volume de vendas, também será possível entender o faturamento, estabelecer metas futuras e fazer previsões sobre os lucros.