Aumentar suas vendas online – Quando pensamos em crise a primeira coisa que vem a nossa cabeça é…
Quase todos empresários começam pelo corte de verba em publicidade, por outro lado esquecem que sem divulgação as vendas caem também.
Onde está a grande sacada então, como resolver este paradoxo financeiro?
Abaixo listo 5 dicas que podem ajudar os empresários a se prepararem para tempos de crise.
1 – Planejamento de marketing digital
É comum ainda ver as empresas usando seus canais digitais sem o conceito de um canal de venda e relacionamento e com isso deixam passar muitas oportunidades de venderem mais, o meio digital esta repleto de possibilidades a serem explorada e um bom planejamento com criatividade é o começo de uma estratégia de sucesso no meio digital
2- SEO ( Otimização para buscadores )
Provavelmente você procura se relacionar com pessoas que podem agregar algo para você, não é?
Com os buscadores esta relação não é diferente, o teu site precisa mostrar que está apto e tem relevância para os buscadores ( Google, Bing, Yahoo,…) ou seja o Google precisa gostar do teu site para que ele apareça nos primeiros resultados de busca orgânica e com isso entregar resultados para você, ou seja leads.
3- Posicionamento Orgânico x Pago
Muita gente me procura perguntando se eu faço anúncios no Google e eu sempre respondo, depende.
Se é um cliente que precisa de retorno rápido e não tem um site bem otimizado para buscadores e nem uma estratégia de marketing de conteúdo eu uso sim e já direciono o mesmo para que inicie um bom planejamento de marketing de conteúdo para que possa se posicionar bem nos buscadores sem precisar demandar um investimento alto para aparecer em destaque nos buscadores.
Uma curiosidade que poucos sabem é que os resultados orgânicos na primeira página do Google são os que tem maior resultado e maior probabilidade de gerar vendas.
4 – Marketing de conteúdo
Aqui entra algo que é realmente importante, e aproveito para fazer uma pergunta: O que a sua empresa entrega para as pessoas através do meio digital?
Se a sua resposta foi produtos ou serviços, você infelizmente está fazendo da forma errada.
As empresas precisam entregar conteúdo relevante para as pessoas, entregar algo que ajude no dia a dia que faça a sua marca participar da vida das pessoas e não empurrar uma venda.
A dica aqui é para que as empresas criem um blog otimizado para buscadores (caso não tenham) e passem a entregar conteúdo relevante e comecem a posicionar a sua marca como autoridade no segmento que atuam.
Como fazer isso?
Abaixo cito um exemplo e você também pode obter mais informações no meu artigo Marketing digital investimento ou custo?
O exemplo:
Se você vende algo que ajuda as pessoas a terem mais saúde, você precisa passar a imagem de que está entregando saúde, qualidade de vida, que se preocupa com elas e a venda do seu produto é para que todos tenham uma vida melhor, simples assim.
Pesquisas indicam que empresas que tem contéudo próprio se destacam 2x mais que empresas que não tem.
5- Redes sociais
Um assunto delicado, pois as empresas acham que as redes sociais são canais somente para postagens aleatórias e ai contratam profissionais somente para postar imagens bonitinhas e conteúdos sem conexão com o seu produto e ou serviços. Compram likes e acreditam que isto é que fará uma página ser sucesso, grande engano, estas empresas estão somente jogando dinheiro fora.
A dica aqui é que a página da empresa seja um canal de relacionamento onde os consumidores possam ter dicas valiosas, atendimento ágil e relacionamento.
Esqueça, likes e só imagens com frases bonitas não irão gerar vendas para a sua empresa, grave vídeos dando dicas para os clientes, escreva textos que realmente levem algo de útil para as pessoas, interaja, brinque ( dentro do padrão do seu segmento ) e venda.
A sacada aqui é criar relacionamento para gerar vendas.
Abraços
Anderson Gomes