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4 passos para acelerar seu negócio online e atingir o próximo nível

Os negócios digitais vêm crescendo bastante no Brasil nos últimos anos. Em tempos de crise econômica, muitos empreendedores preferem o negócio online em virtude da menor necessidade de investimentos e das maiores flexibilidades e facilidades que ele permite.

O negócio online pode ser uma expansão ou uma nova iniciativa. Em ambos os casos, entretanto, será preciso muita criatividade e trabalho duro para fazer dar certo. Isso porque ele já nasceu bastante concorrido e apenas estar presente na internet não garante o sucesso desse tipo de empreitada.

Por isso, separamos 4 passos para que você se esquematize bem e coloque em prática um plano bastante sólido e duradouro.

1. Analise

Antes de tomar decisões precipitadas, cabe ao empreendedor conhecer bem o chão onde pisa, mesmo que este piso seja invisível e virtual pavimentado com bits e bytes. Se é um negócio online derivado de um negócio já existente, é preciso saber se os produtos ou serviços oferecidos estão em igual ou melhor forma que os da concorrência.

Se a opção é por iniciar um novo negócio, então é preciso saber como anda a receptividade do mercado, se há espaço para um novo competidor e se existe algo que os competidores não entregam ou não o fazem de forma satisfatória.

É necessário sentir a água antes de efetuar o mergulho.

2. Associe-se

Antes de entrar em um negócio digital, é preciso analisar o mercado, como já dissemos. Após fazer isso, é necessário entrar com a certeza de que funcionará.

Para fazer isso, é preciso se aproveitar da grande quantidade de conhecimento disponível, esteja ele em livros, online ou nas mentes mais brilhantes do mercado, ou seja, é preciso buscar o conhecimento em quem já o possui.

Mas e a inovação? Inovar nada mais é do que fazer melhor algo que já está sendo feito e, para isso, é preciso saber muito bem de que forma se está fazendo nos dias atuais.

Associar-se é encontrar alguém de cujo conhecimento você precisa para alavancar o seu negócio online e firmar uma parceria com esse alguém, seja ele uma pessoa ou uma empresa. Para chegar ao topo, é preciso “andar no ombro dos gigantes” antes de subir por conta própria.

Estude o mercado e encontre oportunidades de associação, realizando-as de forma ética, e os frutos não tardarão a cair da árvore.

3. Saiba como crescer

Por mais que tudo possa parecer um tanto orgânico em um negócio online, o crescimento é mais o resultado de uma obra planejada do que uma coincidência do destino.

Administradores que sabem para onde querem ir têm muito mais chances de chegarem lá, além de saberem como lidar com o sucesso quando isso acontecer.

Não é incomum que um negócio online advindo de uma boa ideia realmente original cresça rapidamente e se torne um sucesso. Infelizmente, também não é incomum que alguns negócios sofram uma queda vertiginosa pouco tempo após terem atingido um sucesso até então inesperado.

Isso acontece por falta de planejamento estratégico. Se o seu produto ou serviço se tornou um sucesso devido a ser uma novidade, uma inovação, esteja preparado para o mesmo tipo de ação partindo da concorrência.

Enquanto está em alta, prepare outro produto ou serviço ou se prepare para oferecer algo novo ao atual, de forma a mantê-lo interessante para o público. Muitas vezes, é mais difícil permanecer no topo do que chegar até lá. Por isso, trabalhe ainda mais duro quando a situação estiver ideal.

Mas nem sempre há um sucesso estrondoso e imediato, portanto, avalie constantemente as ações que estão gerando resultados positivos e as reforce. Invista na marca e nos conceitos que agradam seu consumidor para obter crescimento contínuo, mesmo que lento. Afinal, é devagar que se vai ao longe.

4. Invista em conhecimento

Ao falarmos das necessárias parcerias que são necessárias para acelerar o seu negócio digital e atingir o próximo nível, comentamos também que essas parcerias são necessárias porque são capazes de trazer conhecimento.

No mundo digital, saber fazer é tão ou mais importante do que querer fazer, pois é com o conhecimento que se pode fazer certo.

Ao contrário de um negócio de franquia, no qual o franqueador já entrega grande parte do “como fazer” pronto em um manual a ser seguido, a maioria dos negócios parte de um cenário de tentativas e erros para se chegar aonde se deseja.

Em uma era digital como a nossa em que tanto já foi feito, é possível analisar os erros dos outros para evitar cometê-los: utilize os dados, as informações acumuladas em milhões de bancos de dados pelo mundo para filtrar os erros óbvios e buscar investir naquilo que, sabidamente, funciona.

O negócio online é uma boa alternativa para custos baixos, mas também pode representar expansão de empreendimentos já existentes. Ele habita um lugar de grande concorrência e de grandes oportunidades, por isso, se é para entrar nele, que seja estando bem preparado.

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