Mentor é o especialista indicado para quem quer fazer a empresa crescer e prosperar

O empreendedorismo está ampliando a visão de centenas de profissionais que estão saindo da zona de conforto e encarando uma nova realidade, enfrentando muitos desafios. Abrir um negócio ou até mudar de área em busca de uma realização profissional e pessoal é coisa de gente grande e exige, acima de tudo, uma vontade imensa de aprender. Na verdade, empreender é uma escola e as lições servem para todos os campos da nossa vida.

Pisar num terreno novo, ainda que seja uma área que você conheça, nem sempre vai se restringir as funções que você desempenhava antes. Aliás, empreender engloba muitas áreas e no começo é preciso saber focar no que realmente vai fazer sua ideia crescer e prosperar. O mentor surge exatamente aí, no meio de tantos insights e decisões confusas. E este especialista está apto a ajudar quem está com a ideia ainda no papel como quem já está atuando no mercado.

O mentor, também chamado de tutor, nada mais é do que um guia, um especialista que já passou por muitos desafios dos quais você vai começar a passar, ou já está passando, no empreendedorismo. Por isso, podemos considera-lo como um professor dessa escola fascinante.

Através do processo de mentoring, a chamada mentoria, o especialista apresenta questionamentos importantes sobre o seu projeto, mostra também novas perspectivas, tudo sempre buscando uma evolução não só da ideia, mas também da pessoa que a teve.

Diante de muitos desafios é comum as pessoas perderem o foco, buscar coisas que acreditam ser importantes para a empresa, mas no momento errado. O mentor ajuda você a canalizar sua vitalidade e energia para o que realmente precisa neste processo de elaboração do plano de crescimento. As etapas são importantes e pulá-las pode ser um risco grande.

Não seria exagero dizer que o mentor é a ponte do caminho certo para a realização e materialização do seu sonho de empreender. Com visão e profundidade, é possível tomar decisões mais certeiras num mercado cada vez mais intenso e desafiador.

Se não tem, um dia terá um…

A crise está mostrando aos empresários que é preciso inovar, ir além da estatura da qual alcançaram – seja financeiramente ou administrativamente. Muitos gestores buscam neste momento o mentor para avaliar a empresa e estruturar os próximos passos, mas a questão que é: Porque não fazer isso no começo do negócio?

Num segundo momento, o especialista pode acompanhar a empresa, mas os ajustes deverão ser menores e o prejuízo também para os empresários.

Logo nos primeiros meses de vida da empresa, o mentor consegue orientar o gestor nos desgastes que devem ser evitados. Por exemplo, a estrutura física é necessária para todos os casos de empreendedorismo? Muita gente, quando vai planejar, começa por este tópico calculando investimentos e custos. Quando o mentor encontra isso, o que não é difícil, faz uma série de questionamentos e apresenta ideias alternativas, estimulando assim a pessoa pensar mais, a chegar no verdadeiro diamante do projeto e trabalhar com pontos mais eficazes, priorizando tempo e economizando dinheiro e força. E olha que este é só um pequeno exemplo de muitas coisas que estão envolvidas no processo de crescimento que podem ser orientadas.

Mudando modelos de pensamentos

A mentoria busca também somar com os valores do indivíduo, pois muitas vezes o negócio pode ir longe e para isso é preciso apenas trabalhar pensamentos, mostrando que é possível chegar ainda mais longe. Essa mudança não é algo assustador, pois tudo é feito de forma construtiva e aos poucos a transformação da pessoa e do seu negócio acontece. E isso é melhor do que podemos imaginar!

Mentes Pró - Programa de Mentoria com Anderson Gomes

Conheça o programa de mentoria Mentes Pró 2.0. Clique aqui

Como escolher um mentor

Você precisa do profissional certo e alguns pontos importantes podem te ajudar na escolha.

1 – Para começar, é sempre bom pesquisar e avaliar o nome de quem você escolheu para ser seu mentor. Busque no google, por exemplo, o nome deste profissional e veja o que aparece, o que está associado a esta pessoa;

2- É preciso que este profissional tenha um site, pois é ali que você vai poder ver seus trabalhos, sua forma de pensar e valores;

3- Avalie, de acordo com os seus conhecimentos, as empresas ou profissionais atendidos pelo mentor (a);

4- Procure conversar com essas pessoas, busque referências e opiniões;

5- Procure este profissional, marque um bate-papo rápido para você sentir os ideias dele (a) e ver também se isso está de acordo com os seus valores e objetivos;

De uma forma resumida, o mentor é uma grande chave para a sociedade como um todo, é um visionário que enxerga além da sua ideia e pode te propor novos rumos, ampliar ainda mais seu sonho, te ajudar no foco e ainda comemorar com suas metas alcançadas.

 

Abraços

Anderson Gomes.

Deixe um Comentário

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *